Connect with us

Cuiabá

Motociclistas destacam importância de curso “Pilotagem Segura” idealizado pela Semob

Publicado

em

Motociclistas que participaram do curso de “Pilotagem Segura”, nesta sexta-feira (23), destacaram a importância do aprendizado prático e teórico aplicado pelos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). O objetivo do curso é aperfeiçoar as técnicas de pilotagem dos participantes, com aulas teóricas e práticas, pois a educação é uma importante ferramenta para que os condutores tenham condutas mais seguras no trânsito, auxiliando na redução do número crescente de acidentes. Na aula, foi abordado a direção defensiva, para motoristas da categoria A, voltado principalmente para aquelas pessoas que atuam em entrega por aplicativo.

Foram 20 vagas para motociclistas devidamente habilitados e com vestuários adequados que participaram do treinamento usando luva, jaqueta, calça e calçado fechado, além de capacete com viseira transparente. Todos eles irão receber um certificado da Semob.

“A importância deste curso é para dar mais segurança para nós, motociclistas e também para terceiros. Pegamos mais experiência aqui hoje, foi muito satisfatório, eu recomendo quem queira aperfeiçoar ou fazer uma reciclagem, pois, conhecimento é sempre bem-vindo”, disse o mototaxista,Edilson Francisco dos Santos.

O motociclista Jean Carlos Nascimento, que tem uma moto de 883 cilindradas destacou que a relevância do curso é para conhecer as técnicas passadas pelo instrutor e a acessibilização das leis de trânsito repassadas pelos agentes de trânsito, então, isso previne acidentes, melhora o respeito e sempre preservando a vida. Hoje eu aprendi muitas coisas que não são repassadas nas autoescolas”, comentou.

Conforme o secretário da pasta, Juares Samaniego, o curso é gratuito e será ministrado por agentes de Trânsito e Transporte da Semob. “A prefeitura investiu em cursos e agora eles estão passando o conhecimento prático e teórico. Começamos levando as instruções para as demais secretarias municipais que fazem uso de motos e agora queremos levar esse conhecimento aos cidadãos que usam a moto como meio de transporte e principalmente para aqueles que trabalham com entregas por aplicativo. Temos dados que mostram que houve elevação de acidentes com motociclistas, mas é importante ressaltar que muitos não possuíam a CNH, por isso é importante que, quem está sobre duas rodas sigam as regras de trânsito para que não sofra acidentes que podem levar a morte”, explica ele.

O agente de trânsito, Carlos Henrique de Souza, falou que o objetivo da Secretaria de Mobilidade Urbana será a realização mensal deste curso para orientar os motociclistas visando a diminuição dos acidentes envolvendo motos. “O curso foi muito procurado e, todas as edições são só 20 vagas porque é um protocolo. o Curso será mensal e em julho vamos abrir novas turmas que serão divulgadas em breve mais informações. O Curso é dividido em dois módulos, os motociclistas atualizam as legislações, índices de acidentes, prevenção e outros. Aqui, na prática, é possível corrigir eventuais vícios e técnicas de pilotagem. Esse curso também tem o intuito de ajudar na diminuição de acidentes envolvendo os motociclistas”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora