Connect with us

MATO GROSSO

Mostra de Dança de Mato Grosso traz cursos, filmes, apresentações e show de Carlinhos de Jesus

Publicado

em

Com o fomento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Mostra de Dança de Mato Grosso celebra seus 16 anos com uma extensa programação, que inclui capacitações, filmes, apresentações e show especial de Carlinhos de Jesus. A agenda começa neste fim de semana (15 a 17.09) com oficinas e mostra de videodança gratuitas.

“É um evento artístico tradicional que ficamos satisfeitos em contribuir para sua realização. Além de valorizar a produção cultural de Mato Grosso, a Mostra traz oportunidades para a população conhecer e se encantar com essa bela expressão artística, que é a dança”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, às 9h e às 15h, serão ofertadas as oficinas de Composição Coreográfica e de Videodança Corpo e Tecnologia, respectivamente. Ambas capacitações terão a participação especial da bailarina e diretora especialista em Experimentação Cênica Denise Matta. Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo instagram @cidartaoficial.

Na sexta-feira (15.09), às 19h30, têm início a Mostra de Videodança de Mato Grosso, com exibição de obras artísticas do Brasil e exterior. Dentre os trabalhos exibidos estarão Bordant Le Quai, da brasileira Andrea Barbour, e Can you cry underwater, de Cora Gasparotti (Itália).

No sábado (16.09), também às 19h30, a Mostra exibe obras com recortes identitários, trazendo títulos que exaltam o protagonismo negro, LGTQIAPN+, de mulheres, imigrantes e Pessoas com Deficiência.

As atividades são livres para todos os públicos e, após as sessões, haverá bate-papo sobre assuntos pertinentes às produções.

Uma das idealizadoras, Maria Hercília Panosso destaca que a Mostra de Dança de Mato Grosso é um evento tradicional do calendário estadual, que se renova ano a ano.

“Como agora, que abrimos diálogo com outras linguagens artísticas, como o audiovisual e as artes visuais. É uma prática que soma muito ao processo criativo. Também fazemos a ponte entre artistas que atuam em Mato Grosso e expoentes da dança no Brasil, que podem desfrutar dos intercâmbios. Um aprende com o outro”.

A seu lado na realização da Mostra está o diretor geral e artístico Kelson Panosso. Para ele, “a mostra tem sido essencial às discussões no âmbito da cadeia produtiva da dança e políticas públicas e da importância da democratização do acesso a atividades artísticas”.

Mais sobre a programação

No dia 28 outubro, às 16h, a programação da Mostra de Dança será retomada com palestra e bate-papo sobre o break, break olímpico e break pedagógico, capitaneada pelo artista Wesley Dubreak. Depois, às 19h, haverá o show especial de Carlinhos de Jesus & Partner, com convidados de Mato Grosso, no Parque das Águas.

No dia 29 de outubro, às 10h, o jurado do Dança dos Famosos ministra oficina de samba no pé e gafieira para iniciantes. E às 19h, também no Parque das Águas, ocorrem apresentações de dança dedicadas à comemoração dos 50 anos do hip hop na história da arte e 40 anos no Brasil.

Já no dia 20 de novembro será aberta uma exposição de artes visuais coletiva e temática da história da Mostra de Dança de Mato Grosso, que ficará por um mês em cartaz no Palco Cultural Goiabeiras.

O encerramento da programação ocorre em dezembro com mostra de dança de artistas convidados, no dia 6, e apresentação de artistas mato-grossenses e convidados, que encenam o clássico Cinderela, nos dias 7 e 8. Os espetáculos ocorrem às 19h30, no Teatro Zulmira Canavarros, com ingressos solidários (2 kg de alimentos não-perecíveis).

Todas as outras atividades da Mostra de Dança são gratuitas. Para mais informação sobre inscrições para as oficinas, os contatos podem ser feitos por telefones (65 99943-7748 | 65 99283-4685) ou pelo instagram @cidartaoficial.

A Mostra de Dança de Mato Grosso é uma realização da Companhia das Artes e Associados (Cidarta) com fomento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), além do apoio cultural do Goiabeiras Shopping, Superintendência Integração, Cidadania e Cultura da ALMT (Assembleia Social).

Serviço:
XVI Mostra de Dança de Mato Grosso

15, 16 e 17 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras
9h – Oficina de Composição Coreográfica
15h – Oficina de Videodança – Corpo e Tecnologia

15 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras
19h30 – Exibição de obras artísticas do Brasil e exterior
Bate-papo após exibição
Livre para todos os públicos

16 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras
19h30 – Exibição de obras com recortes identitários
Bate-papo após exibição
Livre para todos os públicos

28 de outubro, Palco Cultural Goiabeiras
16h – palestra e bate-papo sobre o break, break olímpico e break pedagógico com Wesley Dubreak

28 de outubro, Parque das Águas
19h – Show Carlinhos de Jesus & Partner, além de artistas mato-grossenses

29 de outubro, Palco Cultural Goiabeiras Shopping
10h – Oficina com Carlinhos de Jesus de samba no pé e gafieira [iniciante]

29 de outubro, Parque das Águas
19h – Espetáculo em Comemoração aos 50 anos do Hip Hop

20 de novembro a 20 de dezembro, no Palco Cultural Goiabeiras
De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h30 e sábado das 10h às 15h – Mostra de artes visuais coletiva e temática da Mostra de Dança de Mato Grosso

06 de dezembro, Teatro Zulmira Canavarros
19h30 – Espetáculo Mostra de Dança com artistas convidados e grupos de Mato Grosso

07 e 08 de dezembro, Teatro Zulmira Canavarros – Ingresso solidário
19h30 – Espetáculo Bodas de Cinderela

(Com informações da Assessoria)

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora