Connect with us

BRASIL

Morre aos 79 anos, Sergio Amaral, ex-ministro e ex-embaixador

Publicado

em

Morre o ex-embaixador Sergio Amaral, aos 79 anos
Agência Brasil

Morre o ex-embaixador Sergio Amaral, aos 79 anos

O ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e ex-ministro da Indústria e Comércio, Sérgio Amaral morreu nesta quinta-feira (13), em São Paulo. A informação foi divulgada pela filha do embaixador, Rosário Jorge do Amaral, nas redes sociais nesta sexta (14).

O diplomata renomado Sergio Amaral teve uma trajetória marcante no cenário político brasileiro. Ocupou diversos cargos de destaque na vida pública, como secretário de Comunicação Social da Presidência da República durante o período de 1995 a 1999, sendo também porta-voz do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Sergio Amaral também atuou como negociador da dívida externa do Brasil e exerceu as funções de secretário-executivo do Meio Ambiente e da Amazônia Legal em 1999 e posteriormente, assumiu o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre 2000 e 2001.

Embaixador do Brasil

No campo diplomático, Sergio Amaral ocupou cargos importantes de representante do Brasil no exterior, como nas embaixadas em Londres, Paris e Washington. Em 2019, a convite do então presidente Jair Bolsonaro, foi transferido dos Estados Unidos para o escritório de representação do Itamaraty em São Paulo.

Ele deixa quatro filhos, fruto de seus dois casamentos. O velório de Sergio Amaral está agendado para este sábado (15), às 9h da manhã, e o enterro ocorrerá no mesmo dia, no cemitério São Paulo, localizado na região de Pinheiros.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora