Connect with us

Cuiabá

Moradores do Loteamento Rodoviária Parque ganham praça revitalizada com homenagem à história de Sylvio Feitosa de Freitas Neto

Publicado

em

Os moradores do Loteamento Rodoviária Parque, no bairro Despraiado e arredores, foram contemplados com uma nova praça totalmente revitalizada, que inclui uma academia ao ar livre, playground com brinquedos como balanços e gangorras, e diversas outras melhorias. A entrega oficial do espaço ocorreu na noite de quinta-feira (19), em mais uma obra realizada pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, demonstrando o compromisso da administração com a qualidade de vida e o bem-estar da população cuiabana.

A praça em homenagem a Sylvio Feitosa de Freitas Neto, é um dos quase 300 espaços públicos revitalizados ou construídos pela Prefeitura de Cuiabá durante a gestão Emanuel Pinheiro. A obra foi executada com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Obras Públicas, e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

O nome da praça presta tributo a Sylvio Feitosa de Freitas Neto, primogênito de uma família tradicional de Cuiabá. Durante a solenidade, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou a importância de valorizar figuras que representam a essência da cuiabania e reconhecer sua contribuição para a história e o desenvolvimento da cidade. “Essa praça simboliza união, alegria, esporte e convívio para todas as idades. Ao homenagear Sylvio Feitosa, também celebramos a família cuiabana e os valores que moldaram nossa sociedade. A revitalização deste espaço é uma forma de lembrar sua dedicação como pai, amigo e servidor público exemplar”, afirmou o prefeito.

Durante a cerimônia, o filho do homenageado, também chamado Sylvio Feitosa de Freitas Neto, agradeceu emocionado pela homenagem. Ele relembrou o legado deixado por seu pai e destacou sua dedicação à família e à sociedade cuiabana. “Essa praça será um espaço de bem-estar, harmonia e convívio, refletindo os valores que ele sempre cultivou”, disse o filho.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juarez Samaniego, ressaltou que a revitalização de áreas públicas abandonadas ou mal cuidadas foi uma prioridade nos oito anos de gestão de Emanuel Pinheiro. “Esse é um legado de uma gestão humanizada, que transformou espaços antes degradados em locais de lazer e convívio para a população”, afirmou o secretário.

Durante a solenidade, uma moção de aplausos foi entregue à família de Sylvio Feitosa, reconhecendo sua contribuição à cidade de Cuiabá. Além disso, o evento contou com a presença de familiares, amigos do homenageado e moradores da região, que celebraram a entrega da nova praça como um marco para a comunidade.

“A nova praça reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá em proporcionar espaços públicos que promovam integração, lazer e qualidade de vida para todos os cidadãos”, concluiu Emanuel Pinheiro.

Histórico- A Praça leva o nome de Sylvio Feitosa de Freitas Neto, primogênito de uma família de dois irmãos, tendo como pais Antônio Feitosa de Freitas (fiscal de tributos aposentado da Secretaria de Estado de Fazenda – in memoriam) e Clarice Fortes Feitosa de Freitas.

Sylvio faleceu em agosto de 2016, aos 56 (cinquenta e seis) anos, por complicações de saúde devido a uma pancreatite. Foi casado com Isabel Gomes Pinto, que passou a agregar o Feitosa de Freitas no nome, com quem teve dois filhos.

Ele era descendente de personalidades icônicas do Estado de Mato Grosso, sendo bisneto de Joaquim Pereira Ferreira Mendes (Desembargador do TJ-MT); neto de Sylvio Feitosa de Freitas (telegrafista da companhia de Rondon) e de Guiomar Mendes Feitosa (professora de piano e latim do Liceu Cuiabano). Também neto de Gonçalo Arruda Fortes (comerciante e pioneiro de Nossa Senhora do Livramento) e Escolástica Rodrigues do Prado Fortes (conhecida como dona Nhanhá).

Exerceu carreira no serviço público desde 1980, aposentando-se em 2016 após 35 anos e seis meses de trabalho prestado na Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado. Atuou com notoriedade em diversas áreas do Executivo Estadual, como a chefia da Exatoria do Tesouro da Secretaria de Fazenda; diretor da Cadeia Pública do Carumbé (atual Centro de Ressocialização de Cuiabá); e diretor da Penitenciária Regional do Pascoal Ramos, hoje denominada Penitenciária Central do Estado.

Foi um dos pioneiros, a nível nacional, na instalação de sistema de raio-x para revistas na unidade prisional, sendo reconhecido como o diretor que mais permaneceu à frente de tão árdua função, registrando avanços consideráveis na administração penitenciária. Em 1961 enfrentou a maior rebelião, com repercussão nacional, ficando por mais de 24h como refém, vindo a perder a visão direita em troca de tiros com os fugitivos, mas demonstrando eficácia no trabalho de captura de todos os rebelados fugitivos.

Também foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Era Maçom, vinculado ao Grande Oriente do Brasil (GOB), de Cuiabá-MT, alcançando o grau filosófico 32, antes de seu falecimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá entrega primeira unidade da Casa do Mel Móvel

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá entregou, na manhã deste sábado (21), a primeira unidade da Casa do Mel Móvel. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), busca facilitar o transporte e a comercialização dos produtos derivados do mel na capital. Mais de quarenta apicultores serão beneficiados pelo projeto.

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou o compromisso da gestão em fomentar a apicultura na cidade. “A entrega da Casa do Mel hoje é a realização de um sonho coletivo. Estamos atuando, por meio do programa Agro da Gente, para auxiliar os apicultores com cursos que abrangem desde o manejo das abelhas até a extração do mel, além da entrega de kits completos para a prática e equipamentos de proteção individual (EPIs) com tecnologia de ponta, garantindo a segurança dos produtores. Hoje celebramos esse compromisso. Com esse serviço móvel, os agricultores terão mais praticidade para comercializar seus produtos e contribuir ainda mais com a economia local”, afirmou o gestor.

A Casa do Mel Móvel é uma unidade itinerante para extração, beneficiamento, decantação e envase do mel e seus derivados. O espaço conta com uma mesa desoperculadora de 32 quadros, dois decantadores, setor de higienização e uma embaladora, atendendo apiários de diversas regiões do município. Essa estrutura facilita o acesso à industrialização dos produtos apícolas.

Além disso, a Casa do Mel Móvel possui o Selo de Inspeção Municipal (SIM), que é o primeiro passo para que a cooperativa responsável possa, futuramente, obter os selos de inspeção estadual e federal. O projeto foi desenvolvido seguindo rigorosamente todas as normas técnicas exigidas.

Por exemplo, as paredes e os painéis isotérmicos são projetados para atender padrões de frigoríficos e abatedouros. Os equipamentos são de aço inox, material que garante a segurança alimentar. A estrutura também conta com sistemas impermeáveis e pisos dentro das especificações técnicas.

Outro ponto de destaque é a ausência de quinas ou pontas, com paredes abauladas para evitar o acúmulo de sujeira. O layout interno é setorizado: as caixas de mel entram pela chamada “área suja”, passam por isolamento e seguem para a área de produção. O acesso à área de produção exige passagem por um setor de higienização, de onde o mel é encaminhado ao envase.

“Essa estrutura, planejada em parceria com o departamento de inspeção, assegura que o mel processado seja puro, de alta qualidade e em conformidade com as normas técnicas e ambientais. A Casa do Mel foi concebida com essa visão, garantindo o cumprimento de todas as exigências”, explicou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

A iniciativa integra o programa Agro da Gente, lançado em 28 de junho de 2021, com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas no perímetro rural de Cuiabá, incluindo a apicultura. O projeto é respaldado pela Lei nº 6.809/22, que assegura aos pequenos produtores acesso a políticas públicas voltadas ao aumento da renda e à melhoria da qualidade de vida no campo.

“Essa entrega era aguardada há mais de um ano. É muito importante para nós, apicultores, porque agora poderemos beneficiar nosso mel de acordo com todas as exigências estabelecidas”, destacou o apicultor Jurandir Nascimento.

Os produtores participaram de capacitações técnicas, com aulas teóricas e práticas sobre o manejo das abelhas e a coleta do mel. O objetivo é aprimorar os resultados alcançados pelos apicultores.

O programa Agro da Gente também aposta no cooperativismo como forma de estruturar a comercialização do mel. Com esse propósito, foi criada a Cooperativa Cuiabana de Apicultores (COOPABEL), composta por apicultores que produzem mel puro e derivados de alta qualidade, devidamente certificados e em conformidade com as normas dos órgãos de controle. A cooperativa busca garantir a segurança dos consumidores e fortalecer a apicultura local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora