Connect with us

Cuiabá

Moradores do Jardim Passaredo poderão conferir nesta quinta-feira (11) o espetáculo ‘Mulheres da Terra’

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, é parceira do grupo Cena Onze de Teatro na realização do espetáculo ‘Mulheres da Terra’ que será apresentado em dez bairros da capital de forma gratuita. Os moradores do bairro Jardim Passaredo e região poderão conferir a atração cultural, nesta quinta-feira (11), a partir das 19h30, no Complexo Multiuso. Esse é mais um evento cultural que recebe apoio da Prefeitura de Cuiabá em comemoração ao Dia das Mães, celebrado nesse domingo, 14 de maio. O evento conta com emenda parlamentar da ex-deputada federal, Rosa Neide.

Com trilha sonora de impacto, a peça foi inspirada na obra literária 10 Mulheres, Muitas Vidas, de autoria da jornalista Sheila Gumes e do fotógrafo Adenor Gondim. O teatro tenta contribuir para a defesa do óbvio nestes sombrios tempos, retirando do anonimato ou do desprezo o papel do feminismo na emancipação de homens e mulheres do campo e das cidades.

A adaptação foi feita por Flávio Ferreira e dramaturgia coletiva, utilizando os relatos de trabalhadoras rurais mato-grossenses publicados no livro. “Entramos em contato com Sheila e conseguimos autorização para montar a peça de teatro, dando o nome de Mulheres da Terra, que conta histórias de vidas de pessoas e seus envolvimentos com a defesa da terra, lutando por justiça. Com isso, o projeto recebeu a emenda da deputada para ser apresentada em 10 bairros de Cuiabá”, explica o diretor artístico do Cena Onze, Flávio Ferreira.

“Estamos muito satisfeitios em oferecer mais um evento cultural, de forma gratuita, àquelas pessoas que quase não têm acesso a esses tipos de espetáculos. Além também de ser mais uma homenagem da gestão Emanuel Pinheiro, a todas as mães de Cuiabá”, declarou o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

Programação-

Os próximos bairros a receberem a peça são: Cinturão Verde (13/05); Distrito de Nossa Senhora da Guia (18/05); Coxipó do Ouro (19.05); São Gonçalo Beira Rio (01.06); Jardim Florianópolis (02.06); Morada do Ouro, na Escola Estadual Djalma Ferreira Souza (16.06); Santa Isabel (22.06); Campo Velho (23.06); Centro de Convivência de Idosos (CCI) Maria Ignês França Auad (29/06). Todas as apresentações acontecerão a partir das 19h30.
Serviço:

O que: Espetáculos Mulheres da Terra

Quando: estreia dia 11 de maio, às 19h30

Onde: Complexo Multiuso do bairro Jardim Passaredo, em Cuiabá

Mais informações: Ronaldo (65) 99227-6215

**Com informações Cena Onze de Teatro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora