Em mais uma ação de arborização dos espaços urbanos de Cuiabá, o Programa Verde Novo realizou, no sábado (28 de setembro), a distribuição de 100 mudas de árvores a moradores e visitantes que estiveram no parque da Mulher Zulmira Gonçalves Meirelles, no bairro Santa Rosa. A iniciativa, do Poder Judiciário de Mato Grosso, recebeu elogios dos moradores que, na ocasião, ainda participaram do plantio de mudas.
Moradora do bairro Santa Rosa há 14 anos, Maria Lúcia Arruda lembra que a Capital precisa retomar suas origens. “Sinto necessidade de voltar a ver o nosso verde, porque Cuiabá já foi denominada a ‘Cidade Verde’ e hoje não vemos mais flores e árvores na cidade”.
Maria Lúcia também ressaltou o impacto de iniciativas como o Verde Novo na comunidade. “Com esse calor intenso em que estamos vivendo, precisamos plantar muitas árvores para ter mais sombras e voltar a ver os pássaros cantando em nossa volta”.
A distribuição das plantas foi viabilizada pela parceria com a concessionária Águas Cuiabá, que compartilhou o espaço de sua Loja Itinerante para o programa Verde Novo. O presidente do bairro Santa Rosa foi um dos visitantes da ação e elogiou a presença do programa.
“Uma iniciativa louvável! O nosso bairro era um local arborizado, mas, com o tempo, muitos moradores tiraram essas árvores. Por isso, temos que agradecer essa iniciativa de plantio do projeto, que devolve à comunidade um espaço mais arborizado”, destacou José Pires, presidente do bairro Santa Rosa.
Programa Verde Novo – O objetivo do Verde Novo é incentivar o plantio e a manutenção de árvores em Cuiabá, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população.
As árvores plantadas e/ou distribuídas pelo Verde Novo estão elencadas no Decreto Municipal n.º 5.144/2012, que dispõe sobre a arborização urbana de Cuiabá e enfatiza a utilização de espécies nativas do bioma Cerrado na proporção de 70%. Dentre elas estão árvores frutíferas como pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo e acerola, e as arbóreas nativas como o jacarandá, ipês roxo, rosa, branco e amarelo e os oitis.
O Verde Novo também engloba atividades teóricas de conscientização ambiental, por meio de palestras, associada ao plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, além da distribuição de mudas.
Para saber mais sobre o Programa Verde Novo e como solicitar uma parceria, entre em contato pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br ou pelo Instagram @projeto.verdenovo
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto vertical mostra um adulto e uma criança plantando uma muda de árvore perto de uma pista de caminhada. Ao fundo, está a van do programa Verde Novo estacionada próxima a uma árvore. Imagem 2: foto vertical mostra a moradora Maria Lúcia, que tem nas mãos três mudas de árvores entregues pelo programa. Ela é uma mulher de pele escura, usa um vestido rosa com estampas de flores e sapato preto.
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT