Uma nave da empresa Intuitive Machines pousou na Lua na noite desta quinta-feira (22), marcando o retorno dos Estados Unidos no local após mais de 50 anos.
O módulo lunar foi lançado no dia 15 de fevereiro em um foguete Falcon 9, da SpaceX. A empresa privada de Elon Musk comandou a missão, que também teve apoio da Nasa.
O pouso ocorreu próximo ao polo do sol da Lua, em uma cratera conhecida como Malapert A. Apesar disso, a Nasa afirmou que ainda não tinha detalhes sobre as condições da alunissagem, devido a um problema na comunicação de rádio.
A nave entrou na órbita da Lua na quarta-feira (21) e circulou por aproximadamente 92 km da superfície do satélite. Segundo a Nasa, eles conseguiram receber imagens e dados do voo com sucesso.
Pouso histórico
A missão, chamada de IM-1, foi o primeiro pouso dos Estados Unidos na Lua desde Apollo 17, em 1972, que levou os astronautas Gene Cernan e Harrison Schmitt ao satélite.
Este módulo, conduzido pela Intuitive Machines, visa preparar o envio de astronautas à Lua até 2026, através da missão Artemis 2.
A Nasa optou por enviar os módulos antes de enviar astronautas à Lua novamente. Esta foi a primeira tentativa lunar da Intuitive Machines. Há pouco tempo, a Índia e Japão também conseguiram fazer pousos de sucesso no satélite natural da Terra.