O desenvolvimento de soluções tecnológicas integradas proporcionou avanços significativos nas áreas de apoio administrativo e órgãos auxiliares do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, no último ciclo do Planejamento Estratégico Institucional (2020 – 2023). Com a modernização dos sistemas, modelos administrativos já superados foram rompidos em diversas áreas.
Na gestão de pessoas, por exemplo, o sistema Athenas automatizou a maioria das atividades realizadas, eliminando aproximadamente 70% das planilhas, com uma redução de 35% do trabalho manual. O novo sistema também implementou 49 novos produtos e funcionalidades.
Já o Sistema Informatizado de Apoio à Execução Orçamentária (Siageo) proporcionou mais eficiência e confiabilidade nas informações trafegadas relacionadas ao planejamento e execução orçamentária. A modernização dos sistemas também assegurou atualização das normativas e acompanhamento e execução do Planejamento Estratégico Institucional. Na área de gestão, 100% dos procedimentos administrativos passaram a tramitar de forma eletrônica, via Gedoc.
Práticas de governança e gestão, em todos os níveis, obtiveram resultados satisfatórios, a exemplo do Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do MPMT. Desde 2020, R$ 383 milhões, oriundos de 6.480 acordos celebrados, foram destinados a projetos e fundos de interesse social em todo o estado.
O balanço do último ciclo do PEI traz ainda os resultados apresentados pelos Centros de Apoio Operacional, Corregedoria Geral, Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação, Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho- Vida Plena, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional, entre outros setores. Assista aqui.
Fonte: Ministério Público MT – MT