Diversas Promotorias de Justiça da Infância e Juventude estão participando das ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, realizadas na Capital e interior do estado. Em Rondonópolis, por exemplo, os trabalhos começaram na segunda-feira.
A promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower realizou palestra sobre o combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente no Movimento de Cursilho de Cristandade promovido pela Escola de Formação na Igreja Bom Pastor. Cerca de 150 pessoas, representantes de 10 Paróquias de Rondonópolis, participaram da discussão.
Também em Rondonópolis, o MPMT ministrou palestra de abertura da Semana Contra o Abuso Sexual de Criança e Adolescente, organizada pelo Grêmio Estudantil Unidos Agora. Nesta quinta-feira (18), às 7h30, a Promotoria de Justiça participará da “Passeata 18 de Maio”, saindo da Praça Brasil até a Praça dos Carreiros. Está prevista ainda a participação na premiação do Projeto Faça Bonito, desenvolvido com crianças e adolescentes em vulnerabilidade, ou já em situação de violação de seus direitos.
A programação inclui ainda palestra sobre “Sinais apresentados pelas crianças e adolescentes que indicam a presença de violência sexual”, no dia 24, às 8h, na Delegacia Regional de Educação. Interessados podem se inscrever até o dia 23 de maio (abre.ai/palestra-faca-bonito-roo).
Colíder – A Promotoria de Justiça Cível de Colíder realizou palestras em duas escolas da zona rural do município, Escola Estadual Nova Galileia e Escola Estadual Café Norte, sobre o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A iniciativa marcou o início da campanha do Maio Laranja (“Faça Bonito”) no município de Colíder, realizada pela rede de proteção das crianças e dos adolescentes com o objetivo de reforçar as ações de combate e conscientização, além de promover a proteção de seus direitos. Participaram também dos eventos o CREAS e o Conselho Tutelar.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.