Connect with us

Cuiabá

Mobilização popular marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Cuiabá

Publicado

em

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é celebrado no dia 18 de maio, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realizaram um ato de panfletagem na Avenida do CPA, nas proximidades do Shopping Pantanal, na manhã desta sexta-feira (17). Com faixas para chamar a atenção dos motoristas e pedestres, os servidores planfetaram materiais informativos sobre o combate à exploração sexual infantil. A campanha, denominada “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, é anual e realizada com base em chamado nacional.

“Essas panfletagens tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre essa temática, que apesar de ser uma data simbólica, onde as atenções são voltadas para o dia 18 de maio, o assunto violência sexual contra crianças e adolescentes é trabalhado o ano todo nas unidades dos Cras, Creas, Casas Lares e Unidades de Acolhimento. Queremos aproximar a população para que nos ajude a identificar os casos e em casos de suspeita fazerem a denúncia”, disse a coordenadora técnica de Gestão e Políticas Sociais, Failse Cidele.

Ao passar pelo ato, Leonor Ourives recebeu o kit informativo entregue pela equipe da assistência social e parabenizou a ação da Prefeitura de Cuiabá. “Acredito que essa ação é um trabalho de formiguinha. A partir do momento que uma pessoa tem alguma informação, e por ventura, vivencie ou fique sabendo de algum caso de violência ou exploração sexual, essas informações que são repassadas ajudam e muito. Essa é uma ação que deve ser reconhecida e valorizada. Temos que saber o que está acontecendo ao nosso redor”, disse.

Fique atento

Aqueles que suspeitarem, souberem ou presenciarem qualquer tipo de violação de direitos contra crianças e adolescentes, podem apresentar um denúncia anônima através dos nossos canais de atendimento, sendo eles: o Disque Denúncia 100 ou o telefone do Conselho Tutelar de Plantão de Cuiabá (65) 99206-6741. Além, das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e das Delegacias Especializadas já conhecidas. Para casos de crimes na internet, o canal de acesso é o news.safernet.org.br/denuncie.

“Quando crianças e adolescentes confiam em você é mais fácil identificar situações de violência nas quais eles estão inseridos. Fique atento aos sinais. A sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes. Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora