A Nasa, a agência espacial norte-americana, revelou os nomes dos quatro astronautas que voarão ao redor da Lua no ano que vem na missão Artemis II. Vejam quem são:
Jeremy R. Hansen – função: especialista de missão; Victor Glover – função: piloto; Christina Hammock Koch – função: especialista de missão; Reid Wiseman – função: comandante. A astronauta Christina Hammock Koch será a primeira mulher em uma missão ao redor da Lua feita pela Nasa. Já Victor Glover será o primeiro homem negro.
A agência espacial americana, NASA , enviará outra uma missão tripulada à Lua.
Já o plano da Artemis III será tem como objetivo ser primeira missão tripulada da agência espacial americana a pousar no satélite natural desde 1972.
No entanto, para garantir o sucesso da missão, a NASA está avaliando cuidadosamente os dados da missão Artemis I , que ocorreu no ano passado sem tripulação.
Essa análise detalhada é fundamental para garantir que os astronautas tenham uma missão segura e bem-sucedida na Lua.
A NASA pretende enviar a primeira mulher e a primeiro astronauta negro na próxima missão, a etapa II.
O projeto já está sendo planejado com base nos dados coletados na Artemis I , realizada no ano passado, sem tripulação.
A cápsula Orion da missão Artemis I percorreu mais de 2 milhões de quilômetros e deu várias voltas na Lua, retornando à Terra com três manequins que coletaram dados importantes para entender o que os astronautas experimentarão em uma missão tripulada.
A NASA também avalia se essas informações são capazes de garantir a segurança dos astronautas em futuras missões.
Além de explorar a Lua, as missões Artemis I, II e III , têm um objetivo de longo prazo ainda mais ambicioso: ajudar no desenvolvimento da ciência astronômica para permitir a exploração humana de Marte .
As missões lunares são uma oportunidade perfeita para testar ferramentas, equipamentos e tecnologias que podem ser úteis em uma viagem tripulada ao planeta vermelho. No entanto, a NASA estima que isso só acontecerá no final da próxima década, na melhor das hipóteses.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.