Connect with us

BRASIL

Ministérios emitem nota sobre caso de racismo contra Vini Jr

Publicado

em

Ministério da Igualdade Racial diz que notificará autoridades espanholas e La Liga por racismo contra Vini Jr
redacao@odia.com.br (O Dia)

Ministério da Igualdade Racial diz que notificará autoridades espanholas e La Liga por racismo contra Vini Jr

O governo do Brasil , por meio do Ministério da Igualdade Racial do Brasil , juntamente com o Ministério da Igualdade da Espanha , se pronunciaram sobre o caso de racismo que aconteceu contra o jogador de futebol , Vinícius Júnior. As pastas emitiram uma nota conjunta nesta terça-feira (23), dizendo que repudiam os ataques sofridos pelo jogador, se comprometendo a combater os casos semelhantes no esporte e na sociedade.

Vini Jr . foi alvo de ataques racistas no último domingo (21), durante uma partida entre o Real Madrid e o Valencia, no Campeonato Espanhol. Nos vídeos que viralizaram nas redes sociais, é possível ver o momento em que um coro vindo da arquibancada do estádio Mestalla, ao qual gritam “mono”, palavra que é macaco em espanhol .

Na nota conjunta, os ministérios dizem que tais casos são “grave violação dos direitos humanos”, além de ser uma forma de perpetuar “a desigualdade e a discriminação em todos os âmbitos da sociedade”.

“Atitudes racistas, sexistas e fascistas dentro e fora dos campos de futebol são intoleráveis em uma democracia. […] O esporte deve ser um reflexo dos valores de igualdade, respeito e diversidade que norteiam nossas sociedades e nele não há lugar para quem propaga mensagens de ódio, racismo, perseguição e intolerância”, levantou um trecho da nota.

A Espanha e o Brasil disseram que mantém o compromisso de trazer ao entendimento conjunto sobre questões acerca da “promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, discriminação racial e outras formas de intolerância correlatas”. “O referido acordo baseia-se no fato de que o racismo é estrutural em nossas sociedades e que eventos como o ocorrido em Valência não são eventos isolados, mas estão profundamente enraizados na sociedade”, ressalta a nota.

Na nota, o Ministério Espanhol disse que o país trabalha por uma Lei do Racismo , ao que ela é o “horizonte para articular e materializar esta agenda de forma integral”. A pasta completa dizendo que há a existência de serviços para assistência e orientação em casos como o visto com Vini Jr , ao qual são oferecidos trabalhos jurídicos e aconselhamentos das vítimas.

Já o governo brasileiro avisou que os ministérios da Igualdade Social , Esporte e Justiça estão trabalhando juntos para desenvolver um programa nacional de combate ao racismo no esporte.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.


Fonte: Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora