O Estado de Mato Grosso está vivendo o começo da terceira onda da pandemia de Covid 19, com casos sem controle e falta de leitos em todos os municípios. O negacionismo de muitos está levando a agravar ainda mais este quadro triste, pois muitos ainda teimam em se aglomerar em eventos festivos, aumentando a proliferação do vírus e mais contágio. Em Mirassol D’Oeste, por exemplo, as “festas da covid” tem ocorrido em locais públicos, como a Praça do Jardim São Paulo, de acordo com denúncias de diversos moradores.
Em função da desobediência que está colocando em risco a saúde coletiva, o Ministério Público acionou a Prefeitura de Mirassol para que faça efetiva fiscalização para garantir as medidas sanitárias contra a proliferação do vírus. O distanciamento social é, hoje, a principal arma de combate contra o vírus, que continua matando em escala progressiva.
O promotor Elton Oliveira Amaral recebeu denuncias com fotos e vídeos de aglomeração com bebidas e som alto em praça pública. “Este órgão recebeu vídeo de aglomeração, consumo de bebidas alcoólicas e abuso do som automotivo no referido local na noite de 21 de maio de 2021. É possível perceber que os frequentadores de tais atividades não estavam utilizando máscaras de proteção e nem seguindo as demais normas sanitárias, contribuindo, sobremaneira, para a proliferação do coronavírus”, cita o ofício do MP a Prefeitura.
Para evitar a repetição da situação, o promotor requer que a Prefeitura promova a fiscalização necessária com a ajuda de demais organismos, entre eles a Polícia Militar, para por fim às aglomeração em Mirassol. Além de acionar o município, o promotor Elton solicita que a Prefeitura entregue relatório sobre as ações para frear as aglomerações. Além da Vigilância Sanitária da Prefeitura e PM, o promotor quer o envolvimento do Detran para possível apreensão de veículos que estejam cometendo infrações.