Connect with us

BRASIL

Ministério da Saúde anuncia política de cuidados paliativos para o DF

Publicado

em

Ministério da Saúde anuncia política de cuidados paliativos para o DF
Redação GPS

Ministério da Saúde anuncia política de cuidados paliativos para o DF

Uma política está sendo implementada no Sistema Único de Saúde ( SUS ) com o objetivo de proporcionar cuidados paliativos de forma mais humanizada aos pacientes em todo o país. A expectativa é habilitar 1,3 mil equipes, incluindo 24 equipes no Distrito Federal , para realizar atendimentos que visam aliviar a dor, controlar os sintomas e oferecer apoio emocional.

Segundo o Ministério da Saúde, a Política Nacional de Cuidados Paliativos irá abranger equipes matriciais e assistenciais, compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, com a possibilidade de incorporar outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos e nutricionistas. O investimento previsto para a implementação dessas equipes é de R$ 887 milhões por ano.

As equipes irão atuar em diferentes locais da rede de saúde, incluindo o atendimento domiciliar, auxiliando e ensinando outras equipes a prestarem cuidados paliativos de forma eficaz e humanizada. A Política Nacional de Cuidados Paliativos é resultado de uma mobilização popular e de especialistas e tem como objetivo aprimorar os serviços já ofertados no SUS em hospitais gerais e especializados, centros de atenção oncológica, entre outros.

Além disso, a Política Nacional de Cuidados Paliativos se articula com as ações do Programa Mais Acesso a Especialistas, visando ampliar e qualificar o acesso à Atenção Especializada em Saúde de pacientes e famílias que enfrentam doenças graves. O foco é tornar o acesso do paciente aos exames e consultas especializadas mais ágil e menos burocrático, a partir do encaminhamento realizado pela Equipe de Saúde da Família.

The post Ministério da Saúde anuncia política de cuidados paliativos para o DF first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora