Connect with us

MUNDO

Militares da Bolívia invadem palácio presidencial; Evo fala em golpe

Publicado

em

Tanque do Exército da Bolívia na frente do palácio presidencial
Reprodução/TN

Tanque do Exército da Bolívia na frente do palácio presidencial

Tropas e tanques das Forças Armadas da Bolívia foram deslocados e invadiram, nesta quarta-feira (26), a sede do governo boliviano em La Paz , na Plaza Murillo, e tentaram derrubar uma porta do palácio presidencial.

Segundo a televisão boliviana, os militares entraram no prédio por alguns momentos antes de sair. Até o momento não se sabe se o presidente Luis Arce está no prédio.

“Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército. A democracia deve ser respeitada”, escreveu o presidente Luís Arce em sua rede social X (ex-Twitter).

“O Golpe de Estado está se formando. Neste momento estão mobilizados efetivos das Forças Armadas e tanques na Plaza Murillo”, denunciou o ex-presidente Evo Morales .

“Apelamos a uma Mobilização Nacional para defender a Democracia contra o golpe de Estado que se cria à frente” do general Zúñiga, acrescentou Evo.

Líder do Exército demitido

Em entrevista esta segunda-feira (24) a um canal de televisão, o chefe do Exército, o comandante Juan José Zúñiga, garantiu que impediria Morales se ele insistisse em concorrer à presidência nas eleições de 2025. “Legalmente ele está desqualificado, esse homem não pode mais ser presidente deste país”, disse.

No dia seguinte, Zúñiga foi destituído do cargo pelo presidente. À mídia local, o comandante disse nesta quarta-feira (26) que Arce permanece no cargo “por enquanto”.

“Os três chefes das Forças Armadas viemos expressar nossa discordância. Vai haver um novo gabinete de ministros, com certeza as coisas vão mudar, mas nosso país não pode continuar desse jeito”, disse Zúñiga.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp .

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora