O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, surpreendeu nesta segunda-feira (20) ao revelar seus planos de viagem antes mesmo de assumir oficialmente o cargo em 10 de dezembro. As destinações incluem Miami e Nova York, nos Estados Unidos, e Tel Aviv, em Israel, com uma conotação mais espiritual do que estritamente política.
Milei demonstrou uma abordagem singular a diplomacia ao aceitar o convite do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, para um encontro no Uruguai. Em resposta, o argentino sugeriu a resolução das relações bilaterais em um churrasco, ressaltando a afinidade entre os líderes.
Além disso, o presidente paraguaio, Santiago Peña, também estendeu um convite para Milei visitar o Paraguai antes de sua posse.
Em relação ao Brasil, a possível Ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, mencionou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será convidado para a posse de Milei, mas as condições para sua presença ainda não foram definidas.
Milei, em sua visão sobre relações internacionais, destacou sua intenção de não se relacionar com países considerados “socialistas”, incluindo China, Brasil e Rússia. Contudo, ele defende uma postura de abertura da Argentina ao mundo.
Amorim, por sua vez, ressaltou a importância estratégica e fundamental da relação entre Brasil e Argentina.
“É uma relação estratégica, fundamental não só pelo lado bilateral mas para a inserção do Brasil no mundo. A filosofia do presidente Lula é que para nos integrarmos adequadamente no mundo, para que a voz da América Latina e América do Sul seja ouvida é preciso que tenhamos uma capacidade de coordenação. Claro que facilita quando você tem afinidades, não há dúvida, mas do nosso lado não vamos deixar que simpatias pessoais ou o oposto afete nosso relacionamento de estado com a Argentina”, declarou Amorim.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.