O presidente da Argentina , Javier Milei , voltou a atacar o homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (2). Através das redes sociais, o mandatário argentino classificou o petista como um “perfeito dinossauro idiota”, enumerando críticas a ele. A declaração acontece às vésperas da viagem de Milei ao Brasil – ele deve visitar o país no próximo final de semana.
“Sé tivéssemos feito as coisas como esse grande dinossauro idiota dizia, já teria perdido”, escreveu Milei no X (o antigo Twitter). Na publicação, o argentino disse que Lula deixou “sua estupidez à vista” ao condenar a ação militar na Bolívia . Isto porque, de acordo com o líder da Argentina, a tentativa de golpe no país foi uma “fraude”.
O presidente ainda voltou a acusar Lula de tentar interferir nas eleições argentinas no ano passado. Na ocasião, o presidente brasileiro apoiou Sergio Massa , adversário derrotado do atual mandatário da Argentina.
“Depois das agressões de Lula (em especial sua forte interferência na campanha eleitoral e apoio sólido à campanha mais suja da história), [ele] se queixa por que lhe respondo com a verdade”, afirmou Milei.
Por fim, o mandatário da Argentina ainda voltou a desqualificar Lula por sua prisão, chamando o “brasileiro” de corrupto e de “comunista”. Até o momento, o Palácio do Planalto não cometeu as declarações.
Troca de farpas
Milei e Lula ainda não se encontraram pessoalmente. Em dezembro do ano passado, o argentino chegou a convidar o brasileiro para sua posse, mas o petista não compareceu ao evento.
Oficialmente, Lula afirma que aguarda um pedido de desculpas por Milei falar “muita bobagem”. Já o argentino, por sua vez, permanece se isolando dos outros países do continente.
Recentemente, o presidente da Argentina recusou o convite para participar da reunião de líderes do Mercosul, marcado para acontecer entre 7 e 8 de julho, em Assunção, no Paraguai.
Ao mesmo tempo, Milei tem presença confirmada em um encontro de lideranças da extrema-direita, em Santa Catarina, no Brasil. A confirmação foi feita pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (SP).
A expectativa, inclusive, é que Milei encontre Bolsonaro em sua viagem ao Brasil. Uma reunião com Lula não está prevista.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.