No próximo dia 28, às 17h, será realizada na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá audiência pública para apresentação da metodologia aplicada pela APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). O evento é uma realização do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e APAC Cuiabá. A iniciativa conta com a parceria do Poder Judiciário, Governo de Mato Grosso, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT).
Cuiabá deverá ser o primeiro município de Mato Grosso a receber uma unidade prisional da APAC. No podcast “Vozes do MPMT” desta semana, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Execução Criminal, promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente apresenta os 12 elementos da metodologia APAC. Ouça Aqui
A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Ela ainda opera como entidade auxiliar dos poderes Judiciário e Executivo, respectivamente, na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade.
Fonte: Ministério Público MT – MT