Connect with us

MATO GROSSO

Metaverso aplicado ao Sistema de Justiça é tema de palestra na próxima sexta-feira

Publicado

em

Na próxima sexta-feira (12 de maio), o “Metaverso aplicado ao Sistema de Justiça” será tema de uma das palestras que integram a programação do II Congresso Internacional da Academia Matogrossense de Direito, intitulado “O Direito e o futuro – Tecnologias Aplicáveis e Alternativas Extrajudiciais para a Solução de Conflitos”. O evento será realizado na quinta e sexta-feira (11 e 12 de maio), na sede da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam).
 
Às 14h30, a juíza Graziele Cabral Braga de Lima, da Vara do Trabalho de Colíder, e o pesquisador de Direito, inovação e novas tecnologias Bernardo de Azevedo e Souza vão falar sobre a experiência deles com o metaverso e no que ele pode ajudar nos diversos setores e ramos do cotidiano, inclusive para o Poder Judiciário. A magistrada vai contar um pouco do trabalho desenvolvido na vara trabalhista de Colíder – a primeira vara judicial a ser implantada no metaverso – e as perspectivas para o futuro, com as vantagens e benefícios da ferramenta.
 
Segundo Graziele, o trabalho desenvolvido no metaverso pela Vara de Trabalho de Colíder ainda é pedagógico, sem a realização de atos processuais. A breve experiência com o ambiente virtual imersivo já tem resultado em frutos, com a realização de muitas palestras e visitas de acadêmicos. “Várias faculdades de inúmeros Estados do Brasil já participaram e muitas estão inscritas para novas visitas”, assinalou.
 
A magistrada explica que a Vara do Trabalho teve seu ambiente físico reproduzido no ambiente virtual, com intuito de permitir a visitação do público de forma imersiva, bem como a realização de palestras no ambiente e aulas de prática jurídica para ambientação do aluno do curso de direito em uma sala de audiências, além da realização de audiências simuladas, com finalidade pedagógica.
 
Inscrições – O congresso internacional é aberto ao público em geral, mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão destinados a instituições de ajuda humanitária. Os alimentos devem ser entregues no local do evento.
 
 
O público-alvo do congresso consiste em membros e agentes do Sistema de Justiça, como magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, delegados de Polícia, dentre outros estudiosos interessados nos temas circunscritos ao evento, como alunos de graduação e pós-graduação.
 
 
 
 
Leia matéria já publicada sobre o assunto:
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens. Imagem 1: Peça publicitária colorida. Robô segura a balança da Justiça, em formato virtual, na mão direita. Texto: II Congresso Internacional da Academia Matogrossense de Direito. O Direito e o Futuro. 11 e 12 de maio/2023. Tecnologias Aplicáveis e Alternativas Extrajudiciais para a Solução de Conflitos. Local: Amam – Cuiabá/MT. No rodapé, logos dos realizadores, parceiros e patrocinadores. Imagem 2: Fotografia colorida da juíza Graziele. Ela é uma mulher de pele e olhos claros, e cabelos loiros. Está sorrindo. Veste um blusa branca de renda e calça preta.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Fórum do Patrimônio Mato-grossense vai debater preservação de bens culturais em MT

Publicado

em

Por

O 1° Fórum do Patrimônio Mato-Grossense vai debater abordagens e práticas para a preservação de bens culturais em Mato Grosso na segunda e terça-feira (11 e 12.11), no teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá. O evento contará com palestras e mesas redondas sobre conservação e restauro, parcerias e políticas públicas de preservação do patrimônio cultural, dentre outros temas.

A abertura oficial, que acontece na segunda (11), às 8h20, contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Homem Brasileiro (IHB) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As instituições são parceiras na realização do Fórum.

Dividida em três eixos de abordagem, a programação aborda práticas de projeto e execução, políticas públicas e parcerias, e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueologia. Os temas serão conduzidos e debatidos por renomados profissionais de arquitetura e urbanismo, de história e de arqueologia de Mato Grosso e de outros estados do Brasil.

O Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araújo, participa da mesa redonda sobre políticas públicas e parcerias público-privadas, na segunda (11) e também apresenta a palestra “Influência estrangeira na arquitetura cuiabana”, na terça (12).

Ao final do evento, será um protocolo de intenções de políticas públicas para preservação do patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso.

O Fórum contará também com exposição de gravuras de bens tombados no Estado, dentre as quais o Grande Hotel, Museu Residência dos Governadores, Cadeia Pública e Mercado do Peixe. As imagens são do acervo da Secel e estarão dispostas no foyer do teatro do Sesc Arsenal.

Além de profissionais do setor e sociedade em geral, participam do evento representantes dos municípios mato-grossenses que possuem centros históricos, com Cáceres, Diamantino, Poconé, Poxoréu e Vila Bela da Santíssima Trindade.

As inscrições já foram finalizadas, entretanto aqueles que não conseguiram se inscrever podem adicionar seu nome na lista de espera (clique aqui), que serão convocados por ordem de inscrição, conforme recebimento de comunicado de desistências.

Confira a programação completa no site www.caumt.gov.br (link AQUI)

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora