Connect with us

Cuiabá

Mês da Primeira Infância é lembrado com ações educativas nas unidades socioassistenciais

Publicado

em

Dedicado à Primeira Infância, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, durante o mês de agosto, realiza ações voltadas aos cuidados com as mães e gestantes assistidas pelo Programa Criança Feliz. A proposta tem como objetivo atingir um maior percentual de mulheres sobre o assunto e apresentar o trabalho desenvolvido no município. Foi elaborado um cronograma de atividades nas unidades socioassistenciais. Primeira Infância é o período da vida que vai da gestação até os seis anos de idade.

As primeiras atividades já foram realizadas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS dos bairros CPA, Jardim Araçá e Jardim União, entre os dias 14, 15 e 16 de agosto. A programação seguirá até o dia 23, com atividades em grupo, como palestras e rodas de conversa.

Trata-se de um período crucial no desenvolvimento humano que abrange desde o nascimento até os seis anos de idade. “Durante esse período, as bases para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico são estabelecidas, moldando os alicerces de um futuro saudável e bem-sucedido”, disse a coordenadora do Programa Criança Feliz em Cuiabá, Michelle Machado.

“Além disso, a primeira infância desempenha um papel fundamental na formação de relacionamentos saudáveis. As interações com cuidadores e outros membros da família nessa fase inicial ajudam a criar laços afetivos e a construir uma base segura para a criança”, elencou Michelle.

As mulheres assistidas nos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança também irão receber a visita das equipes técnicas. Os encontros serão realizados nos dias 21, 22 e 23, respectivamente, sempre no período vespertino, a partir das 14h.

Programa Criança Feliz – O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de integração entre a Rede. Para realizar o atendimento às famílias beneficiárias do programa, a equipe de colaboradores deve estar totalmente informada sobre os programas e serviços oferecidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Rede, e vice-versa, proporcionando conhecimento e interação de qualidade em prol dos principais objetivos do programa: o desenvolvimento infantil e o fortalecimento do vínculo familiar.

A atuação do programa tem uma contribuição fundamental para o desenvolvimento integral da criança, bem como para o fortalecimento do vínculo familiar. O programa visa o desenvolvimento integral na primeira infância, de 0 a 3 anos, porque é o momento em que vemos a criança aprendendo coisas novas e também o fortalecimento do vínculo familiar, com o estreitamento dos laços familiares.

O último relatório de atendimento aponta que a iniciativa do Governo Federal contempla 1.080 famílias, sendo 03 crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), 98 gestantes e 978 crianças de 0 a 3 anos de idade. O programa é executado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social nos bairros Jardim Araçá, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.

Em Cuiabá, as ações do Programa Criança Feliz foram implementadas por meio do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora