O vereador Elton César Marques de Queiroz (PSC) indicou a necessidade de fornecimento de merenda escolar diferenciada para os alunos da rede pública municipal, diagnosticados como diabéticos, obesos e celíacos.
De acordo com levantamento feito pelo vereador, no Brasil, a obesidade está em crescimento, principalmente com a transição da população rural para urbana e a padronização de hábitos que estimulam o consumo de frituras, gorduras saturadas, farináceos, açúcar refinado, bebidas e alimentos industrializados.
“O número de crianças portadoras de diabetes vem crescendo, sem contar outros diagnósticos clínicos que exigem cuidados diferenciados na alimentação, como no caso da doença celíaca, que é a intolerância permanente ao glúten e o tratamento dessa doença consiste na exclusão dessa proteína da dieta, pois para os celíacos, a alimentação tem que ser totalmente isenta do glúten, gliadina e glutenina”, explicou o vereador.
Ele também argumentou que pesquisas, recentemente realizadas, constataram que os gastos com internação desses pacientes são bastante elevados, sendo que uma alimentação adequada evitaria o agravamento das doenças, pouparia as crianças e faria com que os gastos com tratamentos fossem menores.
Além dessa propositura, o vereador Elton Queiroz indicou que um estudo seja feito visando o custeio, por parte do município, para a realização de casamento civil coletivo de casais declarados hipossuficientes.
“Essa iniciativa visa indicar ao Poder Executivo Municipal, a realização, anualmente, de casamento coletivo para casais que não podem arcar com as despesas de cartório, se uniram em consórcio afetivo, mas que por razões, de ordem material, não oficializam a união”, declarou o vereador Elton Queiroz