Connect with us

Cuiabá

Mercado do Porto: Uma deliciosa jornada pelos produtos regionais e diferenciados

Publicado

em

Se você deseja vivenciar a essência dos produtos regionais e diferenciados, o Mercado Antônio Moyses Nadaf, (Mercado do Porto) é o destino ideal. Prepare-se para embarcar em uma jornada repleta de sabores, aromas e descobertas, enquanto se conecta com a riqueza cultural de um lugar que respira tradição e inovação. Visitar o Mercado do Porto é mais do que uma experiência gastronômica, é uma verdadeira celebração da identidade de uma região única.Cachorrada, Furrundum, doce de caju, queijos, peixes, frutas e verduras. Tudo isso e muito mais você vai encontrar no novo Mercado do Porto, especialmente revitalizado pela Prefeitura de Cuiabá. A primeira etapa da reforma foi entregue na manhã de sexta-feira (21) pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Um prédio moderno com 6.780.82 m² garante maior conforto aos visitantes e aos 153 permissionários que atuam no local. No total, são 189 espaços comerciais.

Quem aproveitou para garantir os itens necessários para o cardápio da sexta-feira, trata-se de Mayra Moraes, 64 anos. Carioca, mas cuiabana de coração, ficou encantada ao ver de perto o espaço todo reformado. “A nova estrutura ficou muito boa. Tudo bem dividido. Eu moro bem perto daqui, no bairro Coophamil. Marco presença quase todos os dias. Já sou amiga da maioria dos feirantes. É um local agradável que agora ficou ainda melhor, até com climatização. Quem fala mal está mentindo. Ficou excelente”, declarou Mayra.

Uma das comerciantes mais antigas da feira é Rosita Ferreira, proprietária de uma loja de confecções há mais de cinquenta anos. “Estou muito feliz com o prefeito Emanuel Pinheiro e a Associação, que trabalharam duro para que o projeto saísse do papel. Estou num local privilegiado. Bem na parte central, além disso, tenho que ter vantagem, sou uma das mais antigas, risos”, disse.

E para quem gosta de uma boa pimenta na comida, na banca do seo Jailson Antônio da Silva, 58 anos, o visitante pode escolher entre 23 variedades. Ele trabalha no mercado desde 1984, quando vendia alface com seu pai. Até chegar à pimenta, foi um longo caminho, aprendendo e buscando diversidade para atender a clientela.

“Quando o cliente chega aqui, eu logo pergunto, quer quente ou fria? Temos para todos os paladares. Tenho uma com mais de dois milhões de ardência, sendo considerada a segunda mais forte no Brasil. Estou aqui à disposição e agora num lugar bem melhor. Todos estão convidados”, agradeceu Jailson.

E para quem pensa que na feira só se vende frutas, verduras, especiarias, raízes e sementes, se engana. Na banca da Diene Lima, 36 anos, tem músculo, mocotó, catuni, tendão, carneiro e linguiça caseira de porco, que tem uma diferença, não é moída, é feita de forma artesanal, à mão. “Sou muito grata e faço o que gosto. Estou muito feliz em poder ter um lugar melhor para atender nossos clientes. Acompanho meu pai desde que tinha três anos de idade, porém agora tenho o meu próprio negócio. Só temos a agradecer pelo cuidado da Prefeitura conosco”, destacou Diene Lima, proprietária da Casa de Carne Lima.

E para não perder a tradição de uma boa fruta para espantar o calor de Cuiabá, a banca Santana é destaque pela oferta de melancias pelo sabor adocicado e qualidade do produto. “Tem gente que vem de longe para comprar a melancia que só na minha banca que tem. É padrão alto”, brincou Cláudia Garcia. Agora, com essa reforma, onde os setores foram bem divididos nós estamos com boas expectativas de que as vendas irão dobrar e os clientes aumentar. Estamos muito felizes”.

Acompanhada da filha e do sobrinho, dona Meire Vieira, 85 anos, também marcou presença na inauguração, aprovou e aproveitou para fazer as compras de verduras e frutas para encerrar a semana. “Ficou tudo bem organizado. Gosto muito de comprar aqui por saber da qualidade que é garantida. Gostei muito, agora que ficou fresquinho vou querer vir mais vezes”, destacou Dona Meire.

Milhares de pessoas, entre frequentadores, autoridades e público em geral, estiveram presentes na inauguração e entrega da primeira etapa do Mercado do Porto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora