Connect with us

Cuiabá

Mercado do Porto Antônio Moisés Nadaf receberá a cobertura de telhas isotérmicas neste mês

Publicado

em

As obras de requalificação da segunda etapa do Mercado Antônio Moisés Nadaf, o popular Mercado do Porto, estão em ritmo acelerado, atendendo a uma determinação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

A parte emergencial determinada, é o telhado, e ele já está com a estrutura metálica pronta e sendo pintada para receber as telhas isotérmicas novas e totalmente apropriadas para o espaço, que garantirão, além de uma repaginada no ambiente, conforto e climatização aos comerciantes e frequentadores do espaço. O telhado antigo (já removido) era de zinco e não ideal para mercados públicos. A obra do telhado, com pintura de toda a parte de cima, deve ficar pronta agora em agosto.

A conclusão total da estrutura, com os boxes, segundo o cronograma, deve ocorrer em outubro, no máximo em novembro. “Estamos programando para início de dezembro os permissionários retornarem para a área de origem, sendo transferidos do espaço provisório onde se encontram atualmente e oficializar a entrega do espaço para atendimento aos munícipes e visitantes”, explicou o secretário Municipal de Trabalho, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Para agilizar, a Secretaria de Obras está trabalhando paralelamente a parte da infraestrutura, que corresponde ao piso, drenagem, destinação da água e galeria pluvial. O piso já foi removido, as telhas estão lá para serem colocadas, aguardando só o término da pintura da estrutura metálica.

“A expectativa após a conclusão dos boxes é montar a programação de transferência dos feirantes novamente. A expectativa é de todos, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e do prefeito Emanuel Pinheiro. Estamos em ritmo avançado”, frisou o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

A parte do telhado é considerada emergencial para dar início à infraestrutura do espaço, incluindo os boxes. Feito o telhado, mesmo que venha chuva, não atrapalha e nem impede que o serviço seja executado, porque com a cobertura, as obras continuarão fluindo sem impedimentos, podendo seguir normalmente conforme o cronograma.

Outro ponto importante e que foi decidido em conjunto com os responsáveis é que toda a estrutura a ser implementada deverá ser de forma modular para poder dar mais agilidade. Além disso, atende às características que a vigilância sanitária e os órgãos fiscalizadores exigem. Tudo vai ser de painel isotérmico, inclusive a parte de baixo.

“Cuiabá receberá um espaço completamente melhor do que já vivenciado pelos feirantes que labutam há anos no tradicional Mercado do Porto para ganhar o pão e levar produtos fresquinhos e de qualidade diretamente do campo para a mesa de todos nós. Nada se compara, terminar nossa gestão com esse feito realizado é dizer para Cuiabá e para os que aqui vivem, o quanto nos preocupamos em transformar a vida das pessoas”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Primeira etapa

A primeira etapa do Mercado do Porto foi entregue em julho de 2023 e conta com dois pisos, os banheiros também contam com ferramentas para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Ainda foram instalados 19 climatizadores na parte interna, além de dispor de rampas, dois elevadores, uma estrutura completa e totalmente em acordo com as exigências sanitárias para a produção de linguiças artesanais e também para a desossas, garantindo comodidade aos trabalhadores e aos visitantes.

O espaço também conta com uma rampa destinada exclusivamente para atendimento aos 18 restaurantes e lanchonetes, que irão funcionar no segundo piso do empreendimento. A administração instalou, na parte externa (tenda), 16 climatizadores ecologicamente adequados.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro participa de roda de conversa no “Novembro Roxo” para conscientização sobre gestação saudável e prevenção de partos prematuros

Publicado

em

Por

Na última terça-feira (19), a primeira-dama Márcia Pinheiro esteve no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro CPA para participar de uma roda de conversa com mulheres, gestantes e mães sobre a importância de uma gestação saudável e a prevenção de partos prematuros. A atividade integra a programação do “Novembro Roxo”, durante a qual equipes do programa Criança Feliz têm visitado unidades do Cras ao longo do mês, destacando os cuidados necessários durante a gravidez para evitar complicações futuras. Esses encontros são realizados em ambientes acolhedores e informativos, com a presença de especialistas disponíveis para esclarecer dúvidas.

No dia 17 de novembro, foi celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, uma data que busca aumentar a conscientização sobre os desafios dos nascimentos prematuros, que afetam cerca de 15 milhões de crianças anualmente.

“Considero essencial esse cuidado voltado às mulheres, mães e gestantes, oferecido pelo programa Criança Feliz, que proporciona todo o suporte necessário para uma gestação saudável. O Criança Feliz não é apenas uma política pública, mas uma expressão concreta do nosso compromisso com o bem-estar e o futuro das famílias cuiabanas. Garantir um atendimento humanizado e o apoio necessário às famílias em situação de vulnerabilidade social é uma responsabilidade que envolve empatia e cuidado, qualidades essenciais para qualquer gestão comprometida com seu povo”, afirmou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

As atividades, promovidas pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, tiveram início no dia 18 e seguem até o dia 27 de novembro, abrangendo todos os Cras onde o programa é executado.

“Atenção ao pré-natal e o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante a gestação são medidas que garantem o pleno desenvolvimento do bebê. O roxo, cor símbolo da campanha, representa sensibilidade e individualidade, características dos bebês prematuros, além de significar transformação e mudança”, explicou Michelle Machado, coordenadora do programa Criança Feliz em Cuiabá.

Nesta quinta-feira (21), a roda de conversa será no Cras Jardim União, às 14h. Na sexta-feira (22), também no período da tarde, o evento atenderá mulheres referenciadas no Cras do bairro Pedregal.

Na próxima semana, as atividades continuarão nos Cras dos bairros Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, respectivamente, sempre a partir das 14h, com palestras e rodas de conversa com especialistas no tema.

O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de países com maior número de nascimentos prematuros, registrando cerca de 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação, independentemente do peso, segundo dados do Ministério da Saúde.

Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de integração entre a Rede de Proteção Social. Para realizar o atendimento às famílias beneficiárias, a equipe de colaboradores deve estar plenamente informada sobre os programas e serviços oferecidos pelos Cras e pela Rede, promovendo conhecimento e interação de qualidade. Os principais objetivos do programa são o desenvolvimento infantil e o fortalecimento dos vínculos familiares.

O último relatório de atendimento aponta que a iniciativa do Governo Federal contempla 822 famílias, incluindo duas crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), 55 gestantes e 822 crianças de 0 a 3 anos de idade. O programa é executado nos Cras dos bairros Jardim Araçá, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.

Em Cuiabá, as ações do programa Criança Feliz foram implementadas por meio do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora