Connect with us

MATO GROSSO

Membros do MPMT concluem Curso de Inteligência promovido pelo CNMP

Publicado

em

Promotores de Justiça de Mato Grosso estão entre os 82 membros com atuação estratégica ou investigativa que concluíram o 1º Curso de Inteligência do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O curso buscou capacitar os participantes a conhecer a doutrina de inteligência do Ministério Público, noções elementares da atividade de inteligência, técnicas operacionais de inteligência, modelo de gestão de uma agência de inteligência, fundamentos de segurança orgânica, produção de conhecimento, entre outras disciplinas relacionadas à área.   

Regulamentada pelo Edital nº 01/2023, a qualificação é resultado das atividades desenvolvidas pelo grupo de trabalho instituído para promover estudos, diagnosticar, planejar, executar e monitorar estratégias e ações com o objetivo de criar propostas pedagógicas de ensino, contendo carga horária e currículo básico de assuntos a serem abordados em cursos de segurança institucional e inteligência a serem ministrados pelas Escolas do Ministério Público brasileiro. O GT teve como relator o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso Mauro Zaque, que também atuou como instrutor na capacitação. 

“Esse curso é histórico porque é o primeiro realizado pelo Ministério Público para membros da instituição, um sonho que estava sendo alimentado há tempos e que se tornou realidade. Essa capacitação faz com que membros do MP brasileiro estejam preparados para atuar com técnicas operacionais de inteligência, avançando cada vez mais para ter suas próprias agências de inteligência e poder transitar na comunidade nacional e até internacional”, argumentou Mauro Zaque.

A capacitação foi realizada em formato híbrido: pela plataforma Microsoft Teams, de 18 a 20 de outubro, e presencialmente, de 23 a 27 de outubro, na sede do CNMP, em Brasília. Nesta sexta-feira (27) as atividades foram concluídas e os certificados entregues aos participantes. O corpo docente foi constituído por integrantes dos diversos ramos ministeriais e outros instrutores de agências de inteligência parceiras.    

(Com informações do CNMP)
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Homem é preso pela PM após enforcar mulher e agredir filha de cinco anos

Publicado

em

Por

Policiais militares da 13ª Companhia Independente prenderam um homem, na madrugada desta segunda-feira (16.09), após enforcar a ex-esposa e agredir a filha de cinco anos com um tapa no rosto, em uma residência, no município de Novo Mundo (741 km de Cuiabá). O suspeito ainda ameaçou a mulher com uma faca.

De acordo com boletim de ocorrência, por volta das 0h10, os policiais militares receberam denúncia anônima relatando que havia um conflito entre um casal e que uma criança estava desesperada e gritando por socorro no local.

Ainda conforme a denúncia, o suspeito estaria na Rua Mescla, nas proximidades de um bar, vestido apenas com um short e sem camisa. O homem ainda portava uma faca em mãos e caminhava em direção à casa das vítimas.

Após o relato, os policiais militares intensificaram o policiamento na região e flagraram o homem, que jogou a faca ao chão ao ver as equipes chegando. Ele foi abordado e detido em seguida.

Em seguida, as equipes se deslocaram até a casa da vítima. A mulher relatou em torno das 23 horas teve um desentendimento com o ex-marido, que passou a enforcá-la, na frente das duas filhas crianças.

Uma das meninas tentou socorrer a mãe, mas foi agredida com um tapa no rosto pelo suspeito. O homem ainda ordenou para que a filha entrasse no quarto e ficasse na cama.

A ex-esposa do suspeito ainda ressaltou que pegou uma faca para se defender do homem, que acabou sendo ferido nas costas, após tentar agarrá-la novamente. Depois de ferido, o homem deixou o logo e avisou que iria retornar.

A mulher relatou que as agressões vem ocorrendo com frequência. O suspeito foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque Denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora