Connect with us

Cuiabá

Membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Cuiabá tomam posse para novo biênio

Publicado

em

Membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) tomaram posse, na última semana, para o biênio 2021/2023, em cerimônia realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Composto por 19 membros titulares, com seus respectivos suplentes, o Conselho em Cuiabá é um órgão com caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com a participação de representantes da Prefeitura e da sociedade civil, com vistas à formulação de diretrizes para as políticas e ações da área da segurança alimentar e nutricional.

“Essa é uma gestão diferenciada. Sabemos da importância da participação social. Em todos os processos estão incluídos representantes dos conselhos para construção de uma política que realmente vai atender a população”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Ao todo, serão sete representantes da Administração Municipal e 12 da sociedade civil, que devem ter efetiva atuação em Cuiabá e desenvolver ações em pelo menos uma das seguintes áreas: alimentação, nutrição, educação e organização popular de saúde coletiva.

A diretoria já é formada pela presidente Luciana Kimie Savay da Silva, representante do Conselho Regional de Química (CRQ) XVI Região, pelo vice-presidente Reginaldo Fonseca Lemos, representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), e pela secretária-executiva Lena Magalhães da Silva, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Desenvolvimento Humano e da Pessoa com Deficiência (SADHPD).

“A importância desse processo se dá pelo fato das atividades do COMSEA serem de extrema importância para garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população de Cuiabá. Então, quanto mais pessoas puderem ajudar nesse processo melhor e mais representativo será”, explicou a presidente Luciana Kimie Savay da Silva.

“O Conselho tem entre suas finalidades e competências formular e encaminhar propostas junto à Prefeitura, bem como assessorar e acompanhar a implementação de políticas públicas para garantia da segurança alimentar e nutricional da população de Cuiabá, incluindo o direito a uma alimentação adequada de forma regular e permanente”, concluiu a secretária.

Confira a composição dos novos membros do COMSEA 2021/2023

Representantes da Sociedade Civil:

Elisana Cecilia Nunes Bueno

Conselheira Titular da Associação Rotary Club de Cuiabá CPA

(Segmento: Movimentos populares organizados, associações comunitárias e cooperativas)

Alci de Oliveira Junior

Conselheiro Suplente da Associação Rotary Club de Cuiabá CPA

(Segmento: Movimentos populares organizados, associações comunitárias e cooperativas)

Ivo Gregório de Campos

Conselheiro Titular do Instituto Mato-Grossense de Resgate da Cultura e da Cidadania Negra – IMARC

(Segmento: Comunidades Tradicionais)

Antônio Santana da Silva

Conselheiro Suplente do Instituto Mato-Grossense de Resgate da Cultura e da Cidadania Negra – IMARC

(Segmento: Comunidades Tradicionais)

Rúbia Delizandra Ranzani Tesch de Oliveira

Conselheira Titular da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW Cuiabá

(Segmento: Associações de classes profissionais e empresariais)

Neide Alves dos Santos

Conselheira Suplente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW Cuiabá

(Segmento: Associações de classes profissionais e empresariais)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora