Connect with us

Cuiabá

Membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Cuiabá tomam posse para novo biênio

Publicado

em

Membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) tomaram posse, na última semana, para o biênio 2021/2023, em cerimônia realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Composto por 19 membros titulares, com seus respectivos suplentes, o Conselho em Cuiabá é um órgão com caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com a participação de representantes da Prefeitura e da sociedade civil, com vistas à formulação de diretrizes para as políticas e ações da área da segurança alimentar e nutricional.

“Essa é uma gestão diferenciada. Sabemos da importância da participação social. Em todos os processos estão incluídos representantes dos conselhos para construção de uma política que realmente vai atender a população”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Ao todo, serão sete representantes da Administração Municipal e 12 da sociedade civil, que devem ter efetiva atuação em Cuiabá e desenvolver ações em pelo menos uma das seguintes áreas: alimentação, nutrição, educação e organização popular de saúde coletiva.

A diretoria já é formada pela presidente Luciana Kimie Savay da Silva, representante do Conselho Regional de Química (CRQ) XVI Região, pelo vice-presidente Reginaldo Fonseca Lemos, representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), e pela secretária-executiva Lena Magalhães da Silva, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Desenvolvimento Humano e da Pessoa com Deficiência (SADHPD).

“A importância desse processo se dá pelo fato das atividades do COMSEA serem de extrema importância para garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população de Cuiabá. Então, quanto mais pessoas puderem ajudar nesse processo melhor e mais representativo será”, explicou a presidente Luciana Kimie Savay da Silva.

“O Conselho tem entre suas finalidades e competências formular e encaminhar propostas junto à Prefeitura, bem como assessorar e acompanhar a implementação de políticas públicas para garantia da segurança alimentar e nutricional da população de Cuiabá, incluindo o direito a uma alimentação adequada de forma regular e permanente”, concluiu a secretária.

Confira a composição dos novos membros do COMSEA 2021/2023

Representantes da Sociedade Civil:

Elisana Cecilia Nunes Bueno

Conselheira Titular da Associação Rotary Club de Cuiabá CPA

(Segmento: Movimentos populares organizados, associações comunitárias e cooperativas)

Alci de Oliveira Junior

Conselheiro Suplente da Associação Rotary Club de Cuiabá CPA

(Segmento: Movimentos populares organizados, associações comunitárias e cooperativas)

Ivo Gregório de Campos

Conselheiro Titular do Instituto Mato-Grossense de Resgate da Cultura e da Cidadania Negra – IMARC

(Segmento: Comunidades Tradicionais)

Antônio Santana da Silva

Conselheiro Suplente do Instituto Mato-Grossense de Resgate da Cultura e da Cidadania Negra – IMARC

(Segmento: Comunidades Tradicionais)

Rúbia Delizandra Ranzani Tesch de Oliveira

Conselheira Titular da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW Cuiabá

(Segmento: Associações de classes profissionais e empresariais)

Neide Alves dos Santos

Conselheira Suplente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW Cuiabá

(Segmento: Associações de classes profissionais e empresariais)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora