Membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) tomaram posse, na última semana, para o biênio 2021/2023, em cerimônia realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
Composto por 19 membros titulares, com seus respectivos suplentes, o Conselho em Cuiabá é um órgão com caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com a participação de representantes da Prefeitura e da sociedade civil, com vistas à formulação de diretrizes para as políticas e ações da área da segurança alimentar e nutricional.
“Essa é uma gestão diferenciada. Sabemos da importância da participação social. Em todos os processos estão incluídos representantes dos conselhos para construção de uma política que realmente vai atender a população”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
Ao todo, serão sete representantes da Administração Municipal e 12 da sociedade civil, que devem ter efetiva atuação em Cuiabá e desenvolver ações em pelo menos uma das seguintes áreas: alimentação, nutrição, educação e organização popular de saúde coletiva.
A diretoria já é formada pela presidente Luciana Kimie Savay da Silva, representante do Conselho Regional de Química (CRQ) XVI Região, pelo vice-presidente Reginaldo Fonseca Lemos, representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), e pela secretária-executiva Lena Magalhães da Silva, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Desenvolvimento Humano e da Pessoa com Deficiência (SADHPD).
“A importância desse processo se dá pelo fato das atividades do COMSEA serem de extrema importância para garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população de Cuiabá. Então, quanto mais pessoas puderem ajudar nesse processo melhor e mais representativo será”, explicou a presidente Luciana Kimie Savay da Silva.
“O Conselho tem entre suas finalidades e competências formular e encaminhar propostas junto à Prefeitura, bem como assessorar e acompanhar a implementação de políticas públicas para garantia da segurança alimentar e nutricional da população de Cuiabá, incluindo o direito a uma alimentação adequada de forma regular e permanente”, concluiu a secretária.
Confira a composição dos novos membros do COMSEA 2021/2023
Representantes da Sociedade Civil:
Elisana Cecilia Nunes Bueno
Conselheira Titular da Associação Rotary Club de Cuiabá CPA
(Segmento: Movimentos populares organizados, associações comunitárias e cooperativas)
Alci de Oliveira Junior
Conselheiro Suplente da Associação Rotary Club de Cuiabá CPA
(Segmento: Movimentos populares organizados, associações comunitárias e cooperativas)
Ivo Gregório de Campos
Conselheiro Titular do Instituto Mato-Grossense de Resgate da Cultura e da Cidadania Negra – IMARC
(Segmento: Comunidades Tradicionais)
Antônio Santana da Silva
Conselheiro Suplente do Instituto Mato-Grossense de Resgate da Cultura e da Cidadania Negra – IMARC
(Segmento: Comunidades Tradicionais)
Rúbia Delizandra Ranzani Tesch de Oliveira
Conselheira Titular da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW Cuiabá
(Segmento: Associações de classes profissionais e empresariais)
Neide Alves dos Santos
Conselheira Suplente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW Cuiabá
(Segmento: Associações de classes profissionais e empresariais)
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT