O Instituto de Saúde AIIMS-Bhubaneswar , da Índia , realizou um procedimento cirúrgico que está sendo chamado nas redes sociais de “milagre médico”. Profissionais do hospital removeram um tumor de 6,8 kg da cabeça de um homem de 51 anos. A cirurgia, tratada como extremamente complexa, levou dez horas e foi bem-sucedida.
Natural de Bengala Ocidental, estado da Índia, Rabindra Bisui possuía a doença, chamada de sarcoma sinovial , há 25 anos, mas conseguia viver normalmente. Nos últimos sete meses, porém, o tumor passou a crescer rapidamente, chegando a pesar 6,8 kg. O aumento do caroço tirou sua capacidade de trabalhar, se movimentar e realizar outras atividades diárias. Confira abaixo – a imagem é chocante.
Para atender o indiano, o Instituto de Saúde AIIMS-Bhubaneswar selecionou um grupo de especialistas de diferentes disciplinas, incluindo neurocirurgia, anestesiologia, radiologia intervencionista e oncologia cirúrgica.
Após um procedimento de 10 horas, os médicos conseguiram remover completamente o tumor sem danificar o osso do crânio do paciente. De acordo com o portal britânico “The Sun”, Bisu não teria apresentado nenhuma complicação pós-operatória.
O sarcoma sinovial, uma forma incomum de câncer que afeta o tecido ao redor das articulações, é geralmente encontrado nos quadris, joelhos, tornozelos ou ombros, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.