Connect with us

BRASIL

Médica é presa em hospital, acusada de desacatar PM

Publicado

em

 A Secretaria da Saúde informou que o Hospital Ipiranga dará apoio médica
Foto: Secretaria de Saúde SP

A Secretaria da Saúde informou que o Hospital Ipiranga dará apoio médica

No último domingo (01), uma médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, foi algemada dentro da unidade hospitalar. “Fui algemada e me colocaram no camburão. Me tiraram de dentro da UTI e os pacientes ficaram sozinhos”, disse a profissional, em depoimento.

Os policiais envolvidos relataram que a médica teria se recusado a fornecer informações sobre o estado de saúde de um policial aposentado internado na unidade. Segundo testemunhas, a profissional explicou que estava fora do horário de visitas. Ela ainda alegou que de acordo com o protocolo do hospital, somente familiares poderiam tem acesso ao boletim médico do paciente.

O que dizem os envolvidos

Ambas as partes contam versões diferentes sobre o caso. Os policiais afirmam que houve desacato porque a médica arremessou um documento no rosto de um tenente da PM. O agente solicitou avalição Instituto Médico Legal para comprovar que a profissional causou uma lesão no braço dele. A Secretaria da Saúde manifestou que o Hospital Ipiranga apoio à médica. A Secretaria da Segurança Pública divulgou nota informando que a Polícia Militar investigará o comportamento dos policiais envolvidos.

“A Secretaria da Segurança Pública repudia veementemente o ocorrido no Hospital Ipiranga e ressalta que já iniciou a rigorosa apuração de todas as denúncias relacionadas à conduta dos policiais militares envolvidos na ação. Os fatos narrados não são compatíveis com o treinamento e os valores da instituição”, diz o comunicado.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora