Connect with us

BRASIL

Medalhista de prata, Caio Bonfim tem apoio do GDF

Publicado

em

Medalhista de prata, Caio Bonfim tem apoio do GDF
Redação GPS

Medalhista de prata, Caio Bonfim tem apoio do GDF

O atleta brasiliense Caio Bonfim conquistou, nesta quinta-feira (1º), a histórica medalha de prata na marcha atlética durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, realizados em Paris. Desde o início de sua carreira em 2007, quando começou a treinar em Sobradinho, Caio tem recebido o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa Compete Brasília .

Esta é a quarta participação de Caio em Jogos Olímpicos, e ele fez história ao completar o percurso em 1h 19min e 09. Antes de Paris, o atleta já havia conquistado quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos e duas em Mundiais.

Desde o início de sua trajetória esportiva, Caio tem contado com o incentivo do GDF. Ele é beneficiado pelo Bolsa Atleta, um programa que apoia atletas individuais, e sua participação em Paris foi facilitada pelo Compete Brasília, que fornece passagens para competições nacionais e internacionais. Em 2023, o Compete Brasília ajudou 4.937 atletas, com um investimento de R$ 8,5 milhões.

Outro brasiliense, Max Batista, terminou em 26º lugar na marcha atlética. Paris conta com a presença de sete atletas olímpicos e nove paralímpicos do DF, sendo que muitos recebem apoio dos programas do GDF durante as competições.

Homenagens

Após a notícia da medalha inédita, o governador Ibaneis Rocha se pronunciou através das redes sociais. Ele disse que desde os seus primeiros passos nas pistas de Sobradinho, ele teve o amparo do Bolsa Atleta. Ele completou ainda dizendo que “seu esforço e sua dedicação inspiram todos nós”.

Ibaneis Rocha destacou ainda a importância do suporte do GDF ao atleta, expressando alegria pela conquista. “É uma grande satisfação ver um atleta, que recebeu um apoio fundamental do Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Esporte, conquistar uma medalha tão merecida em Paris”, afirmou.

Confira a postagem que o governador faz no X (antigo Twitter):

A vice-governadora Celina Leão também se pronunciou comemorando a conquista e ressaltando a importância do esporte na transformação de vidas. “A medalha de Caio Bonfim representa um marco histórico para a marcha atlética brasileira. É um motivo de orgulho para o Distrito Federal e para todo o Brasil, evidenciando a importância dos investimentos no esporte. O Bolsa Atleta e o Compete Brasília são fundamentais para que atletas como Caio possam se concentrar em seus treinos e competições, mostrando que esses incentivos não apenas conquistam medalhas, mas também transformam vidas.”

O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, destacou o impacto positivo dos programas de apoio. “O desempenho de Caio Bonfim é uma conquista histórica para o Brasil e prova do sucesso dos programas Compete Brasília e Bolsa Atleta. A primeira medalha olímpica na marcha atlética é um marco que reforça nosso compromisso em apoiar e desenvolver talentos esportivos no Distrito Federal. Parabéns, Caio, por essa vitória extraordinária!”

*Com informações da Agência Brasília

The post Medalhista de prata, Caio Bonfim tem apoio do GDF first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora