Connect with us

BRASIL

MBL escolhe Kim Kataguiri como pré-candidato a prefeito de São Paulo

Publicado

em

Kim Kataguiri é pré-candidato a prefeito de SP
Reprodução

Kim Kataguiri é pré-candidato a prefeito de SP


O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) foi escolhido pelo MBL (Movimento Brasil Livre) para ser pré-candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024. A realização do comunicado aconteceu na noite desta segunda-feira (3) durante congresso estadual do grupo na capital paulista.

“A gente precisa de alguém que esteja disposto a receber processos, nem que seja pro resto da vida, mas que seja para fazer o problema no centro de São Paulo ser resolvido”, falou o parlamentar.

Kim disputou as prévias contra o deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil). Segundo o MBL, Kataguiri foi escolhido por 56,13% dos 9.951 membros do movimento. Guto ficou com 43,87%.

O deputado federal agora trabalhará para aumentar sua popularidade na disputa pela Prefeitura de São Paulo e convencer o União Brasil que ele é a melhor opção para representar o partido.

Atualmente, o partido faz parte da base do prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP). Porém, o vereador Milton Leite, responsável pela legenda em São Paulo, autorizou o lançamento da pré-candidatura de Kim como filiado do União Brasil.

O deputado estadual Rafael Saraiva também se colocou à disposição para que Kataguiri consiga se fortalecer e seja o representante da legenda.

“Coloco meu trabalho, mandato e equipe à disposição daqueles caras para caminhar junto em prol de São Paulo. Sou o primeiro deputado fora do MBL a colocar meu apoio e sei que a gente vai estourar essa bolha e outros deputados vão vir a partir de hoje, porque é uma pré-candidatura sólida”, comentou.

O MBL tem como principal objetivo conquistar o eleitor de direita e centro-direita e derrotar Ricardo Nunes. Antes da revelação da vitória de Kim Kataguiri, o movimento conversou com bolsonaristas para tentar viabilizar uma chapa que possa “derrubar” o atual prefeito da capital paulista.

Só que a junção de aliados de Bolsonaro com o MBL é muito difícil. O ex-presidente tem como objetivo apoiar Nunes ou lançar um nome da sua confiança, como o senador Marcos Pontes (PL-SP).

Além de Kim e Nunes, Guilherme Boulos (PSOL-SP) também se colocou à disposição para concorrer ao cargo de prefeito.

MBL e as eleições

Em 2016, o movimento lançou Fernando Holiday para concorrer ao cargo de vereador e conquistou a vaga, além de ter apoiado João Doria para prefeito, que saiu vitorioso.

Dois anos depois, Arthur do Val, o Mamãe Falei, se tornou deputado estadual, enquanto Kim Kataguiri foi eleito deputado federal. O grupo apoiou Jair Bolsonaro, que ganhou à Presidência da República.

Em 2020, Mamãe Falei concorreu a prefeito de São Paulo e obteve 9,8% dos votos, ficando em quinto lugar.

Em 2022, o MBL conquistou uma cadeira no Congresso Nacional e outra na Alesp.


Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora