Connect with us

MATO GROSSO

Mato Grosso recebe nota máxima em avaliação sobre gestão fiscal e transparência

Publicado

em

O Governo de Mato Grosso alcançou a maior nota na avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em relação à Capacidade de Pagamento (Capag), conquistando a nota “A+” no rating contábil. O resultado é um reconhecimento às boas práticas de transparência e à manutenção de contas públicas equilibradas do Estado, garantindo recursos para cumprir obrigações financeiras e realizar investimentos.

O Governo também cumpriu todas as metas do Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal (PAF) para 2023, que monitora o comprometimento com medidas fiscais responsáveis.

“Alcançar a nota máxima em capacidade de pagamento significa que o Governo tem condições de dar sequência aos investimentos em benefício da população, promovendo o desenvolvimento econômico e social. Isso explica porque Mato Grosso tem se destacado nacionalmente, liderando os rankings de crescimento e geração de empregos”, afirmou o secretário da Fazenda do Estado, Rogério Gallo.

Apesar do crescimento modesto da Receita Corrente Líquida (RCL), com variação real de 0,72% em relação a 2023, Mato Grosso segue controlando suas finanças de forma responsável. Ter a menor variação real de RCL entre os estados brasileiros reforça a necessidade de uma projeção conservadora para o orçamento de 2025.

Esse controle fiscal é refletido nos excelentes resultados alcançados no endividamento e nas despesas de custeio, conhecidas como Outras Despesas Correntes (ODC), que tiveram uma redução de 4,29% em relação ao ano anterior.

Além disso, Mato Grosso apresenta o melhor índice entre os estados na relação Dívida Consolidada/RCL, o que significa que a dívida está controlada e proporcional à capacidade de arrecadação do Estado. Isso permite ao Governo contrair novas operações de crédito sem ultrapassar limites legais ou comprometer a saúde financeira.

Essa margem fiscal também possibilita ao Estado financiar projetos importantes e realizar grandes obras de investimento público, promovendo o crescimento econômico sem prejudicar a máquina pública.

Mato Grosso também ocupa o terceiro lugar nacional no controle de despesas para a manutenção e funcionamento da máquina pública de maneira sustentável, evidenciando a preocupação com o uso responsável dos recursos.

“O mais significativo é que, sem aumentar impostos, continuamos com a melhor avaliação fiscal e com investimentos recordes”, explicou Gallo.

Dessa forma, o Governo segue comprometido com os acordos e metas fiscais pactuados, reforçando seu papel como modelo de gestão responsável e eficiente, promovendo o desenvolvimento econômico e social em todo o estado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para cursos gratuitos de manutenção de celulares, computadores e informática

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através do programa Recytec, abriu inscrições para cursos gratuitos de informática, manutenção de computadores e manutenção de celulares para qualificação profissional de jovens e adultos. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de novembro.

Os cursos promoverão qualificação profissional, inclusão digital e também o reuso de computadores. A ação é realizada pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec), da Seciteci, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro.

Os cursos serão oferecidos nos seguintes períodos – Informática Intermediária (matutino e vespertino), Manutenção de Computadores (matutino, vespertino e noturno) e Manutenção de Celulares (vespertino e noturno). Serão 20 vagas por turma, selecionadas por ordem de inscrição. Ao final, os alunos receberão certificado.

Os cursos terão carga horária de 60 horas. Para se inscrever, é necessário ter pelo menos 14 anos de idade. As aulas se iniciam no dia 25 de novembro e ocorrerão na Escola Técnica Estadual de Cuiabá.

As inscrições podem ser feitas via formulário online (acesse aqui).

Recytec

O programa de Recondicionamento de Computadores (Recytec) busca enfrentar os desafios do gerenciamento de resíduos eletrônicos em Mato Grosso. Através de campanhas de coleta e doações, são recolhidas anualmente toneladas de resíduos e realizado o descarte apropriado ou reuso dos materiais.

Durante os cursos ofertados, os estudantes aprendem o processo de montagem dos equipamentos e alternativas sustentáveis que se baseiam na reciclagem dos materiais coletados. Em alguns casos, o resultado final são máquinas funcionais que são posteriormente doadas principalmente a órgãos de interesse público. Somente em 2024, foram entregues 298 computadores a 23 instituições do Estado.

Para realizar a sua doação de resíduos eletrônicos basta encaminhar o material até a sede do programa, localizado na Escola Técnica Estadual de Cuiabá (Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé), ou agendar uma coleta por telefone: (65) 9 9229-2675.

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora