Connect with us

MATO GROSSO

Mato Grosso assina Pacto Estadual de Inovação e cria inédita Governança do Ecossistema Inovador

Publicado

em

Mato Grosso é o primeiro Estado do Brasil a ter um pacto pela inovação e uma governança com objetivo de se transformar em referência nacional de ecossistema inovador. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (31) pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec.

O Pacto Estadual pela Inovação é um documento assinado por instituições, inclusive a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, no sentido de reunir esforços e potencializar as ações do governo de Mato Grosso e ecossistema inovador. Já a criação da Governança Estadual se deu através da portaria 167/2024/SECITECI/MT, que regulamenta como deve ser apoiado o Pacto.

Segundo Allan, o Pacto e a Governança podem fazer de Mato Grosso protagonista na tecnologia, inovação e empreendedorismo. Isso porque o poder público, universidades, empresas e sociedade civil serão convidados a reunir esforços e criar ambiente que estimule ainda mais ideias transformadoras.

A Governança será responsável por apoiar o Pacto Estadual de Inovação, sendo um instrumento de mobilização das entidades que se comprometem com ações estratégicas para transformar Mato Grosso em referência em inovação no Brasil.

“Podemos ter agora um panorama do Estado inteiro sobre aquilo que nossas empresas podem render de empreendimentos, inovação e crescimento, mas teremos também um olhar para o Brasil e fora do país”, afirmou Allan.

A assinatura dos documentos ocorreu durante o Sebrae Hacking, realizado nesta quarta e quinta-feira (30 e 31.10), em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. O diretor técnico do Sebrae em Mato Grosso, André Schelini, também assinou o Pacto e ressaltou a importância dos esforços da Seciteci e Governo do Estado. “Parabéns ao Governo, parabéns secretário Allan Kardec, ecossistema, prefeituras envolvidas e empreendedores que permitiram esse momento”, disse.

De acordo com a portaria 167/2024/SECITECI/MT, a Governança contará com um representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; um representante do Parque Tecnológico de Mato Grosso; um representante do Sebrae de Mato Grosso; e quatro membros de 13 ecossistemas de inovação do Estado (Alta Floresta, Baixada Cuiabana, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Juína, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Sorriso).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Governador em exercício defende leis mais duras: “temos que fazer um pacto para que os criminosos voltem a ter medo do Estado”

Publicado

em

Por

O governador em exercício Otaviano Pivetta defendeu a urgência para aprovação de leis mais rigorosas contra o crime organizado durante reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (31.10), em Brasília.

“Temos que fazer um pacto para que os criminosos voltem a temer o Estado Brasileiro, mas principalmente, precisamos atualizar a Constituição de 1988, que já não atende mais a realidade atual”, afirmou.

A reunião teve como foco a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e contou com a presença de diversos governadores, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O presidente Lula pontuou a necessidade de montar um pacto federativo que envolva todos os poderes da federação.

“O crime organizado não é mais apenas um problema, mas uma questão complexa, diferente de outras décadas. Não se trata mais de bandidos comuns, mas de organizações poderosas que estão envolvidas em todos os setores da sociedade. Reconhecemos que a segurança pública está em constante evolução, frequentemente ouvimos que um estado está melhor em um dia e pior no outro. Não podemos permitir que um criminoso se esconda em outro estado. Precisamos ter uma abordagem mais organizada e estamos dispostos a enfrentar essa realidade”, afirmou o presidente.

Em sua fala durante a reunião, Otaviano Pivetta enfatizou que o maior medo do cidadão brasileiro é a falta de segurança pública.

“O estado é formal, mas o crime organizado atua de forma ágil e rápida, e isso nos coloca em desvantagem, não se trata de falta de estado, mas de uma organização eficaz. Estamos prontos para ajudar a avançar nesta composição, e essa convocação nos anima muito”, afirmou, reforçando que, embora a emenda seja importante, um debate mais amplo é importante para encontrar soluções eficazes.

O governador concluiu destacando que o combate ao crime organizado exige leis mais duras. “É inaceitável que as maiores barbaridades não tenham consequências, e isso só será possível com uma legislação que realmente atenda às necessidades da sociedade”.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora