Connect with us

BRASIL

Massa de ar polar perde força, mas Sul e Sudeste ainda devem ter frio

Publicado

em

Previsão do tempo para terça-feira
Reprodução Inmet

Previsão do tempo para terça-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para novas geadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de uma parte do sul do Paraná. A massa de ar polar que passou pelo país no fim de semana está perdendo força, fazendo com que as temperaturas subam novamente no Sudeste.

No Norte, há alerta de chuvas intensas para esta terça-feira (2) em Roraima, norte e sudoeste do Amazonas. Em Manaus, as temperaturas variam entre 25°C e 33°C.

No Centro-Oeste, o Inmet emitiu alerta de Perigo Potencial para Baixa Umidade. A umidade relativa do ar variou entre 20% e 30% durante o dia, com risco de incêndios florestais. A tendência é que a umidade continue baixa ao longo da semana, especialmente em Brasília, Tocantins e Mato Grosso, com céu claro e névoa seca.

No Nordeste, estados como Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão também enfrentam baixa umidade, com previsão de clima nublado e pancadas de chuva isoladas no litoral, e máximas acima de 30°C.

No Sudeste, uma frente fria com massa de ar polar causou queda de temperatura, mas a situação deve se estabilizar até quarta-feira (3) com o retorno do calor. No Rio de Janeiro, as temperaturas variam entre 20°C e 34°C, enquanto em São Paulo ficam entre 12°C e 25°C na terça-feira (2).

No Sul, persiste o alerta de onda de frio com risco de geadas em toda a região. As mínimas são de 8°C no Rio Grande do Sul, 11°C em Santa Catarina e 7°C no Paraná, com máximas que não devem passar dos 20°C.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora