Connect with us

BRASIL

Marta pede demissão e deixa secretaria após aceitar ser vice de Boulos

Publicado

em

Marta Suplicy ao lado do prefeito Ricardo Nunes
Reprodução

Marta Suplicy ao lado do prefeito Ricardo Nunes

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy pediu demissão da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo após ela aceitar ser vice na chapa de Guilherme Boulos nas eleições deste ano. A demissão foi confirmada após uma reunião com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na tarde desta terça-feira (9).

No encontro, Nunes teria informado sobre a demissão da secretária, mas ela também entregou uma carta de demissão na qual agradecia pela oportunidade na secretaria. Marta relembrou do apoio do ex-prefeito Bruno Covas, morto em 2021, e relembrou as campanhas realizadas para manter a boa imagem da capital paulista no cenário internacional.

“Agradeço a oportunidade de ter-me proporcionado trabalhar pela cidade de São Paulo à frente da Secretaria de Relações Internacionais nos últimos 36 meses. […] Agradeço à toda equipe de colaboradores, como também a do prefeito Bruno Covas que, em todos os momentos, acolheram-me com carinho, cordialidade, respeito e disposição de trabalho e dedicação”, disse Marta.

O documento ressalta que a demissão dela é “em comum acordo”, em referência às especulações de que Nunes a demitiria na tarde desta terça. Marta ainda citou que seguirá “caminhos coerentes” com sua trajetória e “valores que norteam” a vida.

“Neste momento em que o cenário político da nossa cidade prenuncia uma nova conjuntura, diferente daquela que, em janeiro de 2021, tive a honra de ser convidada por Bruno Covas para assumir a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, encaminho, nesta data, de comum acordo, meu pedido de demissão deste cargo”.

“Como em outras passagens da minha vida pública, seguirei caminhos coerentes com minha trajetória, princípios e valores que nortearam toda a minha vida pública e que proporcionaram construir o legado que me trouxe até aqui”, concluiu Marta Suplicy.

Marta se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na segunda-feira (8) e aceitou compor a chapa de Boulos. De quebra, a ex-senadora voltará ao PT, partido em que militou entre 1981 e 2015.

Nunes ficou sabendo do acordo pela imprensa e se sentiu traído pela secretária. Nos bastidores, o prefeito teria ficado chateado e indignado com a decisão de Marta Suplicy, e já teria preparado uma carta para demiti-la.

Ricardo Nunes acreditava que a ex-senadora pudesse o apoiar no pleito deste ano. Em entrevistas, o prefeito paulistano negava a saída de Marta da Prefeitura ou que ela pudesse concorrer com adversários.

Após a reunião com Lula, Marta Suplicy passou a preparar sua carta de demissão e iria se reunir com Nunes na segunda quinzena deste mês. Entretanto, a repercussão da notícia provocou uma mudança de planos e o próprio prefeito de São Paulo convocou uma reunião com a então secretária.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora