Connect with us

MATO GROSSO

Marcelândia, Feliz Natal e Nova Ubiratã recebem Corregedoria Participativa na próxima semana

Publicado

em

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso realiza, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, mais uma edição do Programa Corregedoria Participativa. A iniciativa, que visa aproximar ainda mais o Poder Judiciário da sociedade, visitará as comarcas de Marcelândia (557 km de Cuiabá), Feliz Natal (512 km) e Nova Ubiratã (428 km).
 
As comarcas de Sinop (500 km) e Sorriso (420 km) também fazem parte do roteiro da comitiva liderada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva. Em Sinop, será realizada a solenidade de implantação do Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial (SAREF). Em Sorriso, a 5ª Vara Criminal passará por inspeção correcional.
 
Com o objetivo de promover um diálogo direto entre magistrados, servidores e a Corregedoria, o Programa Corregedoria Participativa terá início no Fórum da Comarca de Marcelândia, com atividades direcionadas aos servidores, reuniões com magistrados e uma palestra sobre Gestão de Gabinete e Secretaria. O corregedor também realizará visitas à prefeitura, à subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao Ministério Público e à Defensoria Pública.
 
Em cada comarca, o desembargador Juvenal Pereira da Silva conduzirá reuniões para discutir demandas locais, garantindo que as atividades judiciais estejam alinhadas aos princípios de eficiência e celeridade. A comitiva é composta pelas juízas auxiliares Christiane da Costa Marques Neves e Cristiane Padim da Silva, além do juiz auxiliar Emerson Cajango.
 
Paralelamente, o juiz auxiliar realizará correições nas unidades judiciais, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Programação: 
Segunda-feira (30 de setembro) – Marcelândia;
Terça-feira (01 de outubro) – Feliz Natal;
Quarta-feira (02 de outubro) – Sinop e Nova Ubiratã;
Quinta-feira (03 de outubro) – Sorriso;
 Sexta-feira (04 de outubro) – Retorno
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: logo do Programa Corregedoria Participativa. A imagem tem uma bússola dourada ao centro, rodeada por mãos de diversas etnias.
 
Alcione dos Anjos
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Programa Verde Novo e Loja Itinerante da Águas Cuiabá distribuem 100 mudas de árvores neste sábado

Publicado

em

Por

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Águas Cuiabá se unem, neste sábado (28 de setembro), para uma ação de promoção à arborização da cidade. A parceria ocorre por meio da Loja Itinerante da Águas Cuiabá, que nesta edição dividirá espaço com o programa Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso, que distribuirá 100  mudas de árvores nativas do bioma Cerrado, das 8h às 12h, no parque da Mulher Zulmira Gonçalves Meirelles. O parque está localizado na Av. Portugal, bairro Santa Rosa, em Cuiabá. 
 
O objetivo do Verde Novo é incentivar o plantio e a manutenção de árvores em Cuiabá, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população.  Enquanto a loja Itinerante é uma ação que leva serviços da Águas Cuiabá até a população, para mais comodidade e praticidade. 
 
Nesta edição da Loja, haverá atendimento especial sobre o Interligue Já, programa em parceria com o TJMT, MPE, Águas Cuiabá, Município e Agência reguladora, que incentiva à população a realizar a interligação correta de suas redes de esgoto à rede coletora existente.
 
A presença do programa Verde Novo reforçará o movimento de ampliação do número de árvores nas áreas urbanas, o que é essencial para a redução da sensação térmica, aumento da umidade relativa do ar e na purificação do ar.
 
“No mês em que celebramos o dia da árvore, aliamos a mais um programa de suma importância para o meio ambiente. Além de garantir que o esgoto seja corretamente coletado e tratado antes de voltar aos nossos rios, estaremos junto do Verde Novo, que garante a arborização de nossa capital. Afinal, as árvores são essenciais para a vida e fundamentais para o saneamento”, destacou Julie Campbell, diretora Operacional da Águas Cuiabá.
 
Programa Verde Novo – As árvores plantadas e/ou distribuídas pelo Verde Novo estão elencadas no Decreto Municipal n.º 5.144/2012, que dispõe sobre a arborização urbana de Cuiabá e enfatiza a utilização de espécies nativas do bioma Cerrado na proporção de 70%. Dentre elas estão árvores frutíferas como pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo e acerola, e as arbóreas nativas como o jacarandá, ipês roxo, rosa, branco e amarelo e os oitis.
 
O Verde Novo engloba atividades teóricas de conscientização ambiental, por meio de palestras, associada ao plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, além da distribuição de mudas.
 
Para saber mais sobre o Programa Verde Novo e como solicitar uma parceria, entre em contato pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br ou pelo Instagram @projeto.verdenovo
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: arte gráfica vertical do evento. No topo está a imagem  van da Loja Itinerante da Águas Cuiabá e abaixo informações sobre o local e a hora do evento deste sábado (28 de setembro).
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora