Pelo terceiro ano consecutivo, a Natura é a marca de beleza oficial do Rock in Rio , levando para o maior festival de música do mundo experiências sensoriais e produtos inovadores. O evento acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, reunindo 700 mil pessoas na Cidade do Rock.
Uma das grandes novidades desta edição do Rock in Rio é a entrada da Natura como copatrocinadora do Palco Sunset, que promove encontros de diferentes gêneros e gerações. A afinidade entre o palco e a plataforma cultural Natura Musical, responsável por fomentar artistas brasileiros há 19 anos, reforça a diversidade e a inovação do festival. A proposta da marca é que as pessoas possam “sentir mais” , despertando emoções profundas ao combinarem os produtos sensoriais da Natura com a potência da música.
Localizado próximo ao Palco Mundo, o Portal Natura Pulsa é uma das principais atrações do festival, oferecendo uma experiência sinestésica inspirada nas ondas sonoras. Projetado pelo Atelier Marko Brajovic, o espaço reflete a conexão entre os estímulos da música, as fragrâncias e o bem-estar. Segundo Brajovic, o portal transforma o ambiente em um “organismo vivo” , onde vibrações musicais e fragrâncias da Natura se misturam para criar uma atmosfera imersiva.
Entre as ativações, o jardim sensorial da linha Ekos convida o público a experimentar o novo Ekos Castanha Concentrado Corporal em Creme, um produto regenerativo inovador que utiliza plástico 100% retirado dos rios da Amazônia. Além disso, as marcas Natura Faces e Humor têm seus próprios espaços de experimentação, com batons exclusivos, lip tint e o popular gel glitter. O Festival de Humor, uma das fragrâncias apresentadas, foi criada com base em moléculas capturadas em eventos musicais, refletindo a vivência sensorial dos festivais.
A Natura também terá uma Loja Pop Up na Cidade do Rock, onde o público do Rock in Rio poderá conhecer e adquirir produtos icônicos, além de entender mais sobre a atuação da marca na Amazônia. Um time de embaixadoras e influenciadoras, como Maisa, Iza e Taís Araújo, será responsável por levar as histórias da marca para o público que acompanha o festival de casa. Além das ativações no local, a Natura estará presente em campanhas publicitárias pela cidade do Rio de Janeiro, destacando seu compromisso com o bem-estar e a sustentabilidade.
Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.
O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.
“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.
É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.
“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.
O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.
“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.