Connect with us

MUNDO

Mais um avião da FAB sai de Israel com 66 brasileiros e 3 bolivianas

Publicado

em

KC-390 Millennium, da FAB
Divulgação/FAB

KC-390 Millennium, da FAB

Mais 66 brasileiros estão sendo repatriados nesta sexta-feira (20) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou de Tel Aviv, em Israel, às 12h02 (horário de Brasília). A aeronave KC-390 Millennium (Embraer) traz também três bolivianas (uma mãe e duas filhas) e nove animais domésticos.

A previsão é que o avião pouse por volta das 13h deste sábado (21) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Esse é o sétimo avião que volta ao Brasil com cidadãos repatriados de Israel, e o primeiro a trazer cidadãos de países sul-americanos. “O auxílio à nação vizinha se tornou possível nesse voo após o atestado de não comparecimento ao Aeroporto Ben Gurion de brasileiros que estavam na lista”, informa o Planalto.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já tinha informado que o Brasil vem recebendo pedidos de ajuda de vários países vizinhos nesse processo de repatriação, como Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia.

“A prioridade sempre é para os brasileiros. Como a lista de brasileiros interessados em retornar está se reduzindo, talvez possamos trazer estrangeiros desses países vizinhos nos próximos voos”, havia dito ele em coletiva de imprensa nesta semana.

Até o momento, 1.135 brasileiros já pousaram em solo nacional pela missão “Voltando em Paz”, que faz a repatriação daqueles que desejam deixar a zona de guerra. Relembre os voos anteriores:

Além dos aviões que resgataram brasileiros em Israel, uma aeronave VC-2, da Presidência da República, aguarda no Cairo, capital do Egito, para fazer a repatriação do grupo de cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

O grupo aguarda nas cidades de Khan Yunis e Rafah, ao sul de Gaza, para cruzarem a fronteira com o Egito assim que ela for liberada.


Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora