Connect with us

MATO GROSSO

Mais Justiça, Saúde e Cidadania: Expedição Rota das Águas atende famílias no distrito de Lucialva

Publicado

em

Nos dias 5 e 6 de julho, toda a equipe envolvida na segunda etapa do projeto Ribeirinho Cidadão – Expedição Rota das Águas atendeu centenas de famílias que moram no distrito de Lucialva, localizado a 30 km do centro de Jauru. Em dois dias de atendimento, os moradores de toda a região puderam ter acesso a serviços de justiça, saúde, cidadania, esporte, cultura e lazer na Escola Estadual de Campo Juscelino Kubitschek de Oliveira, na zona rural do município.
 
A escolha do local de atendimento foi definida mediante reuniões prévias realizadas no mês de outubro com a administração municipal. De acordo com o juiz coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, toda a logística do evento foi alinhada há nove meses, em audiências públicas que contaram com a participação de autoridades locais, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores, secretários e defensores públicos da região.
 
“Após as reuniões de alinhamento para realização do projeto, eu pude verificar toda a estrutura da escola e ver se ela comporta o número de parceiros. Aqui, neste lugar, nós fomos abençoados em atender a população após o consenso de todas as partes envolvidas e estamos satisfeitos, afinal, é uma comunidade rural, um distrito distante da cidade de Jauru e foram dois dias de trabalho refletindo a realidade local. É a primeira vez aqui, mas saio com o sentimento de dever cumprido, pois fizemos o que propomos com muita eficiência, transparência, seriedade e resultados para a população”, explicou o magistrado.
 
A juíza da Vara Única da comarca de Jauru, Marília Augusto de Oliveira Plaza, destacou a agilidade e a possibilidade dos moradores conseguirem diversos atendimentos em um único local. “Através de toda a força-tarefa trazida até aqui, as pessoas conseguem resolver os seus problemas com rapidez e segurança”, disse a magistrada.
 
A consulta médica é um dos serviços de maior procura da expedição e foi o que a dona Maria da Penha Gonçalves, trabalhadora rural, de 69 anos, procurou na Expedição Rota das Águas. A lavradora mora sozinha em seu sítio, no distrito de Lucialva, e precisou de atendimento médico por causa de fortes dores nas costas. Após ser examinada pelo clínico geral, foram identificadas quais eram as causas que levavam à fadiga muscular e a dona Maria saiu do atendimento com uma receita de medicamentos orais e injetáveis para combater as dores.
 
“Isso aqui é uma ajuda muito grande pra todos nós aqui da comunidade. A gente precisa de uma consulta e às vezes não tem no posto de saúde. Eu fiquei muito feliz de vir até aqui e conseguir ser atendida”, comemorou dona Maria.
 
O 1º tenente e médico do Comando de Fronteira Jauru, do 66º Batalhão de Infantaria Motorizada, Pedro Eduardo Alves Leal de Oliveira, foi o profissional que atendeu a dona Maria da Penha e reconhece o valor da Expedição Rota das Águas para a região oeste e sudoeste de Mato Grosso.
 
“É um prazer e uma felicidade imensa ajudar a população local com os nossos serviços. O nosso objetivo é trazer um pouco mais a saúde pro dia a dia da população que realmente necessita. Esse tipo de trabalho é muito importante e deve ser realizado nos rincões do nosso país”, pontuou o tenente Leal.
 
Expedição Rota das Águas – Os atendimentos do projeto Ribeirinho Cidadão Expedição Rota das Águas seguem nesta segunda e terça-feira, dias 08 e 09 julho, na Escola Municipal Maria Gregória Ortiz Cardoso, no município de Porto Esperidião. A iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Defensoria Pública Estadual e diversos parceiros têm o objetivo de levar justiça e cidadania às populações vulneráveis do estado.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto 1 – pessoas sentadas em cadeiras no corredor escolar aguardando atendimento. Foto 2 – dona Maria da Penha segura seu receituário médico e mostra para a câmera. Ela é uma mulher idosa, de cabelos tingidos de castanho e presos para trás, sua pele é clara, mas possui manchas de sol, seus olhos são verdes, ela usa uma blusa preta e relógio no pulso.
 
Laura Meireles/ Fotos: Alair Ribeiro 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora