Connect with us

MATO GROSSO

Mais de mil estudantes da Rede Estadual já se inscreveram no 1º E-Campeonato Inter Grêmios

Publicado

em

O 1º E-Campeonato Inter Grêmios de Clash Royale – Copa Educa, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), já conta com mais de mil inscritos entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. As inscrições vão até o final do evento, em 31 de outubro, e vale para todos os combates programados automaticamente dentro da plataforma digital da copa.

“Clash Royale é um jogo de estratégia em tempo real, divertido, altamente competitivo e com uma comunidade engajada e amigável. Por tudo isso, se tornou um dos mais populares do mundo”, afirma o streamer Bruno Clash, é narrador, criador de vídeos e embaixador do E-Campeonato. Segundo ele, os combates online acontecerão de terça a quinta-feira, das 17h às 20h, horário em que os estudantes não terão aulas.

Bruno salienta que o evento oferece aos estudantes a oportunidade de competir entre si em um dos jogos mobile mais praticados no mundo, com mais de 1,4 bilhão de downloads e milhões de jogadores ativos. No Brasil, com mais de 100 milhões de usuários, é um dos jogos de celular mais populares. “É um ambiente para o jovem interagir, trocar experiências e despertar habilidades como o raciocínio lógico, por exemplo”.

O E-Campeonato objetiva reunir uma grande comunidade jovens mato-grossenses ligados pela educação pública e apaixonados por jogos eletrônicos. “É um torneio de estratégia, com alto espírito competitivo e amigável no qual o estudante poderá mostrar suas habilidades, desenvolver táticas e se divertir em um ambiente digital saudável e sem nenhum tipo de distinção”, completa o embaixador.

A Copa Educa segue o critério da equidade, inclusive para estudantes Público Alvo da Educação Especial – PAED. Está alinhada com os propósitos da Seduc e com as suas políticas educacionais que garantem aos estudantes o desenvolvimento de capacidades e a construção de conhecimentos para a formação de valores integrando estudantes, professores e a comunidade”, afirma o secretário adjunto Executivo, Amauri Monge Fernandes.

O secretário observa que, além dos conteúdos ligados ao torneio, a Copa Educa trará palestras e lives exclusivas para estudantes, professores, gestores escolares e até para os pais, a fim de esclarecer sobre os benefícios dos games na formação, aprimoramento das capacidades mentais e motoras, além de despertar no jovem a possibilidade de se tornar um futuro profissional dos games.

“Vamos permitir que estudantes da Rede Estadual de Ensino vislumbrem novas oportunidades e janelas para o mundo, dentro de um universo apaixonante, diverso, criativo e no qual o jovem tem total afinidade e se sintam protagonistas neste processo”, argumentou Amauri.

Cronograma

O Campeonato tem um calendário com cinco meses de competições ininterruptas no formato “Road to the Finals” divididos em torneios mensais entre junho a outubro, selecionando os dois melhores pontuados de cada mês para uma grande final presencial a ser realizada no dia 4 de novembro em Cuiabá.

O grande campeão da Copa Educa levará prêmio, troféu exclusivo e, ainda, poderá ganhar vaga no Campeonato de Clash Royale All Stars America. Para promover um campeonato inclusivo e que movimente toda a comunidade estudantil, outras categorias serão reconhecidas como a escola mais engajada e o estudante PCD destaque do campeonato, entre outros.

Inscrição

Os estudantes podem se inscrever gratuitamente pelo site www.copaeduca.com.br. Em seguida, serão direcionados para a comunidade do E-Campeonato na rede social Discord, de onde terão os links para as partidas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora