Connect with us

Lucas do Rio Verde

Mais de 600 atletas participam de corrida promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Sesc-MT

Publicado

em

Em mais um dia de emoção e superação, mais de 600 atletas participaram das corridas realizadas em Lucas do Rio Verde, no domingo (10). O evento, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com o Sesc MT, contou com a presença de corredores de diversas localidades e teve um percurso de 7 km, que desafiou até os mais experientes.

O trajeto, que passou pelas avenidas Beira Mata e Goiás, foi marcado por uma parte que atravessou o Parque dos Buritis, oferecendo um cenário deslumbrante, mas também exigente. Para a campeã feminina, Antônia de William Carvalho Ferreira, o percurso não representou obstáculos. “Eu treino sempre e me preparo para qualquer condição, seja no sol, na chuva, no barro ou no asfalto. Isso me ajuda a não ser surpreendida e me garante o desempenho que tive hoje”, afirmou Antônia, que conquistou o 1º lugar geral feminino.

No setor masculino, o grande vencedor foi Daniel Gouveia dos Santos, de Jaciara, que completou o percurso em 23 minutos. “Eu estava vindo de outra competição no sábado, onde também fui campeão, então meu corpo estava preparado. Estou muito feliz com essa vitória, pois me dedico muito para alcançar esses resultados”, disse o atleta.

A corrida também foi marcada por histórias de superação, como a de Cristiano Soares de Souza, um atleta PcD que terminou a prova em 5º lugar na categoria PcD masculino. “Minha deficiência é apenas para quem vê. Depois do acidente que me colocou nessa situação, encontrei no esporte uma maneira de me reintegrar à sociedade e seguir em frente com muita garra e dedicação”, relatou Cristiano, emocionado com a conquista.

“Foi um percurso adaptado, com desafios no parque e em diferentes tipos de terreno. Mas nossos atletas enfrentaram tudo com muito empenho e saíram vitoriosos. Estamos muito satisfeitos com o resultado. Essa corrida reafirma o comprometimento da cidade com a promoção do esporte e a inclusão, celebrando o esforço e a dedicação de todos os participantes, que, independentemente das condições, se superaram e conquistaram suas vitórias pessoais”, disse André de Matto, secretário de Esporte e Lazer de Lucas do Rio Verde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Saúde alerta pais sobre a importância da vacinação contra a dengue

Publicado

em

Por

Seis meses após o início da vacinação contra a dengue, o número de crianças e adolescentes imunizados, em Lucas do Rio Verde, segue abaixo da meta inicial estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é vacinar 1.521 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, 25% do público alvo. Porém, até o momento, apenas 712 receberam a primeira dose e 92, concluíram o ciclo com a segunda dose.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, ressalta que a vacina apresenta mais de 80% de eficácia contra a dengue, causada pelos quatro sorotipos e também previne as formas graves da doença.

“Muitos pais têm receio de algum tipo de efeito adverso, pelo fato de ser uma vacina nova. Mas, a aplicação tem sido muito tranquila em todo o Brasil, com mais de três milhões de doses aplicadas”.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a primeira vacina foi registrada em 2015. No entanto, era destinada apenas aos pacientes que já tiveram contato com o vírus.

Oito anos depois, em 2023, a Anvisa aprovou um novo imunizante, que passou a ser ofertado este ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A nova vacina é destinada aos pacientes que nunca foram infectados e aos que já foram infectados.

“Essa vacina foi muito estudada pelos cientistas e muito esperada pela população. Vamos aproveitar, porque antes só tinha na rede privada, com um custo alto e agora está disponível gratuitamente na rede pública”, ressaltou a supervisora.

A vacinação está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30 e nos finais de semana e feriados, na unidade do Tessele Junior, das 13h às 18h.

Casos de dengue

Com o início do período chuvoso, a tendência é aumentar o número de casos. Os agentes comunitários de endemias estão encontrando larvas do mosquito em todos os bairros.

Até 02 de novembro, foram confirmados 306 casos de dengue, com uma internação e 10 casos de Chikungunya. A orientação é para que a população não deixe nada que possa acumular água parada e fique atenta, principalmente, as construções.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora