Connect with us

MATO GROSSO

Mais de 500 estudantes da rede estadual participam do 1º Torneio de Robótica de MT

Publicado

em

Estudantes da Rede Estadual de Ensino, participaram, nesta quinta-feira (14.12), do 1º Torneio de Robótica de Mato Grosso, no auditório da Fatec Senai, em Cuiabá. A ação é um incentivo aos estudantes para resolução dos desafios propostos pelo programa de robótica desenvolvido e aplicado nas salas de aula da rede estadual, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Sim Inova.

O torneio é preparado em formato de competição saudável, incentivando os jovens a usarem a criatividade, inovação e estratégia. A ação abrange desde a montagem até a execução dos comandos para o protótipo montado, colocando à prova as ações coordenadas em uma arena e gerando a disputa entre duas equipes distintas.

Para Gustavo Fernandes de 12 anos, estudante da Escola Estadual Prof. Heliodoro Capistrano Da Silva, em Cuiabá, o evento é uma ação de desenvolvimento complementar, voltada para as práticas já realizadas em sala de aula.

“Essa é a segunda competição de robótica que participo, e a primeira que estamos em equipe representando a nossa escola. Nas competições, o nosso cérebro projeta as ações que vão ser executadas na arena, e a gente vai estimulando a mente antes mesmo da batalha. A robótica tem um conjunto de fatores que contribuem para o nosso desenvolvimento com ferramentas educacionais”, afirmou.

Já para Yuri Pereira, de 13 anos, da mesma escola, o evento representa a atenção e o compromisso da Seduc em oferecer equipamentos e suporte para contribuir com o desenvolvimento direcionados dos estudantes.

“Nós temos trabalhos com robótica que desenvolvemos durante todo o ano na sala de aula, e hoje apresentamos através de uma modalidade em que as ações são totalmente automatizadas. Pra mim, esse torneio é uma demonstração de atenção e do compromisso dos envolvidos em oferecer a orientação necessária para as ações serem realizadas”, explicou.

O professor de Matemática e Física da Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana, de Primavera do Leste, Weverton Fichermam, destacou que a era da tecnologia fortaleceu a introdução e aplicação da robótica educacional nas escolas.

“A inserção da robótica na grade das escolas públicas do Estado é de suma importância, pois estimula o desenvolvimento da tecnologia com nossos estudantes tecnológicos. A robótica visa integração, estimula o aluno na questão da criatividade com o próprio ato de montar o seu protótipo através da programação. Esse é o segundo ano que eu trabalho robótica com meus alunos e a participação de todos, seja na montagem ou na programação”, contou.

O CEO da Sim Inova, Ivan Ipólyto, enfatizou a participação dos jovens e o trabalho em conjunto, desenvolvendo estratégias durante o torneio.

“A competição é baseada em disputa de mesas de torneio, onde os estudantes apresentam o seu protótipo fazendo com que a equipe adversária saia de uma área delimitada. Este é um evento que os alunos conseguem trabalhar e apresentar tudo aquilo que eles vêm aprendendo em sala de aula ao longo de todo ano, como programação e suas variações através de diferentes estratégias. São ferramentas que fortalecem e complementam o estudo com ganho de experiência e habilidades”, disse.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em promover educação e tecnologia em sala de aula.

“O torneio de robótica é, na verdade, o encerramento de todo um trabalho pedagógico que acontece nas escolas durante o ano letivo. Os estudantes passam por um cunho educacional que envolve pesquisas, instruções específicas, desenvolvimento e soluções, através de valores de conjunto como; trabalho em equipe, empatia e respeito. Tudo isso faz parte de um grande projeto que é o Plano de educação 10 anos, onde o Governo do Estado investe em melhorias na aprendizagem desses estudantes, com o objetivo de colocar a educação pública do Estado entre as cinco melhores do país”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora