Connect with us

Cuiabá

Mais de 50 fofuras estarão disponíveis para adoção no Parque Tia Nair no sábado, dia 26

Publicado

em

Quer um bichinho de estimação? Então reserve um tempinho para visitar a feira de animais que a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, preparou para sábado, dia 26, no Parque Tia Nair. O evento acontecerá das 16h às 19h e contará com 52 pets, entre eles 5 cães e 3 gatos já adultos e castrados. Os filhotes compreendem 35 da espécie canina e 9 felinos. A programação inclui também a ‘Blitz Animal’ e atividades lúdicas para a criançada.

“Venham de coração aberto para se encantar. Certamente não será você que vai escolher, mas o animalzinho que vai te conquistar. Eles são uma atração à parte, muitas fofuras”, revelou a secretária adjunta da Secretaria de Bem-Estar Animal.

Só em 2023 já foram realizadas seis feiras de adoção no Parque Tia Nair. E sempre tem superado a expectativa dos organizadores, especialmente na receptividade das pessoas e no resultado final, pois muitos deles encontram nova moradia. Nesta edição, cerca de 10 pessoas estão envolvidas no trabalho. Além dos animalzinhos, que são um atrativo para o público, haverá atividades lúdicas como pintura e desenhos para crianças até 12 anos.

Outra missão da equipe dentro da programação será a Blitz Animal, que tem como foco a prevenção de maus-tratos e abandono de animais.

“Trata-se de uma abordagem ao público visando maior conscientização das pessoas. São tão sofridas as experiências de maus-tratos e abandono, seja qual for a situação. Isso temos identificado com frequência no mundo animal, com os bichinhos indefesos, que dependem de cuidados. É preciso refletir mais sobre isso. Ninguém é obrigado a ter animal em casa, mas a partir do momento que decide ter, deve estar ciente das obrigações que lhe competem”, frisou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Renivaldo Alves do Nascimento.

Entre as responsabilidades estão cuidados diários com alimentação, hidratação (água limpa), abrigo, medicação adequada quando necessário, vacinação para evitar doenças, entre outros. “E muito amor”, frisou Andrea.

SERVIÇO

Evento: Feira de Adoção e Blitz Animal

Local: Parque Tia Nair

Data: 26/08 (Sábado)

Horário: 16h às 19h”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora