De 9 a 12 de abril, 35.440 estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal de Cuiabá realizam a primeira avaliação bimestral de 2024, em todos os componentes curriculares. Pais, professores e estudantes estão mobilizados nas 81 unidades educacionais que ofertam a 2ª etapa da Educação Básica e a educação de jovens e adultos, para a avaliação, que visa verificar o nível de aprendizagem e orientar o planejamento pedagógico do ano letivo.
A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a importância da realização da Avaliação Bimestral. “O planejamento pedagógico é baseado nas competências e habilidades presentes nas Matrizes Curriculares de Referência, no Plano Anual e atendidas ao longo dos Planos Bimestrais. É a partir dos resultados obtidos nas avaliações, internas e externas, que a Secretaria de Educação e as equipes gestoras das unidades fazem o replanejamento pedagógico necessário, definindo as habilidades a serem trabalhadas com base em dados concretos e, assim, garantindo o direito de aprendizagem dos estudantes”, explicou Edilene Machado.
A coordenadora Técnica de Ensino, Eliane Quinhone, lembra que as ações visando a realização da Avaliação do 1º Bimestre vêm sendo executadas desde fevereiro deste ano, a partir da Avaliação Diagnóstica e outras etapas como, organização das planilhas e lançamento dos resultados dessa avaliação, elaboração do Perfil de Saída das provas e outras ações. “É necessário que o trabalho sistemático das habilidades reflita sobre a aprendizagem a ser consolidada dentro do quadro de habilidades dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática para este 1º Bimestre, principalmente, para que dessa forma possamos lançar novos olhares para o ensino aprendizagem, visando contribuir com o processo de desenvolvimento dos estudantes de forma consistente”, disse Eliane Quinhone.
A Avaliação Bimestral é aplicada aos estudantes de acordo com o Ano/Fase e traz questões ligadas a alfabetização; escrita autônoma e compartilhada, compreensão e produção de textos, decodificação e fluência de leitura, contagem, operações matemáticas, e outros conteúdos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT