Connect with us

Diamantino

Mais de 300 profissionais de Saúde de Diamantino participam de oficina do Projeto Saúde Redes

Publicado

em

Mais de 300 profissionais de saúde de Diamantino participam da 1ª oficina de implantação do Projeto Saúde Redes no período de 21 a 24 de março. A qualificação é realizada sob coordenação Hospital Alemão Oswaldo Cruz com o objetivo de promover juntos aos servidores a organização da atenção básica de saúde e o aperfeiçoamento na qualidade do atendimento à população.

Nos dias 21 e 22 de março participam da oficina 155 profissionais e no dia 22 e 23 participarão outros 155 servidores da saúde. Além do hospital, também são parceiros do projeto: O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT). ;

João Felipe Marques, assessor matricial do projeto pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, destacou que a qualificação que leva o nome de “Ciclo Conhecer” é aplicada por meio de metodologia ativa e pedagogia voltada ao adulto.

“O movimento de discussão que acontece essa semana tem por objetivo fazer com que os profissionais reflitam sobre a proposta de reorganização dos processos de trabalho que estão inseridos. E após isso, que eles também tragam proposições de melhorias e adequações à realidade dos pacientes atendidos”, frisou.

A secretária de Saúde, Marinêze Meira, compartilhou que a gestão tem como compromisso o atendimento humanizado de alta qualidade e que busca melhorias contínuas ;

“Nós escutamos as demandas da nossa população e fomos em busca de melhorias. O Projeto Saúde Redes vem para reorganizar os serviços de saúde. Estamos capacitando nossos profissionais para entregar à comunidade maior qualidade no atendimento e no acolhimento dos pacientes”, destacou.

Dr. Gustavo Vasconcelos, médico da atenção básica e do pronto atendimento municipal, avaliou a iniciativa de construção do projeto em conjunto com a comunidade de profissionais.

“Buscar a visão das pessoas que trabalham diariamente no serviço de saúde, elencando quais são os desafios enfrentados desde a rede básica até a urgência e emergência é muito importante. É gratificante por estar contribuindo para esse benefício para Diamantino”, ressaltou

Lucivania de Oliveira, assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, falou sobre a expectativa de estar participando do projeto de fortalecimento da rede. ;

“Essa iniciativa é de fundamental importância pois você soma todos os conhecimentos dos profissionais da área. O fruto dessa integração vai ser o êxito na excelência dos atendimentos realizados em Diamantino”, pontuou. ;

As qualificações são financiadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROAD – SUS), por meio de uma aliança com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde.
;

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora