Connect with us

Diamantino

Mais de 300 pessoas comemoram Arraiá Agostino do grupo Viver Legal em Diamantino

Publicado

em

Na noite desta quarta-feira (17.08), a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania por meio do Grupo de Idosos Viver Legal e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizaram o animado “Arraiá Legal Agostino”. O evento, em comemoração às festividades de São João, foi sediado no Mini Centro Olímpico, no bairro Novo Diamantino, e atraiu mais de 300 pessoas.

Sob um clima animado e repleto de danças, idosos e crianças trajados com roupas típicas puderam reviver a tradição das festas “caipiras” e aproveitaram o momento de integração. Além do show regional do artista Lippy Mendes, a celebração também contou com as apresentações de dança das crianças de 08 a 14 anos do CRAS, do grupo de dança ritmos fit e da quadrilha do Viver Legal.

Durante a celebração, foram oferecidos gratuitamente cachorro quente, canjica, caldo de feijão, geladinho, pipoca doce, paçoca, refrigerante e pé de moleque para todos os presentes que prestigiaram o evento.

Gilson da Silva, gestor da pasta de Assistência Social, Trabalho e Cidadania destacou que a ação faz parte do Plano de Ação 2023 criado pela secretaria.

“O evento visa integrar diferentes gerações promovendo a inclusão e união da comunidade. Nossas ações são pensadas estrategicamente no início de todo ano, o objetivo é traçar os melhores caminhos para atender a população que mais precisa em Diamantino.”

O coordenador do Viver Legal, Lucas Gabriel Cruz, relembrou a história de formação do grupo e comentou o propósito das atividades.

“O grupo foi criado por meio da Lei Municipal nº 972/2014 e suas atividades perduram até os dias de hoje. Nosso objetivo é trazer mais qualidade de vida à pessoa idosa em Diamantino, por isso eles participam no decorrer do ano de oficinas, viagens, campanhas de conscientização, eventos culturais e muito mais. Ao todo nosso grupo tem 110 idosos.”

Cleir dos Anjos, coordenadora do CRAS, comentou sobre a atuação do órgão no combate a desigualdade social.

“Nós trabalhamos com a proteção e prevenção dos direitos. São ofertados diariamente oficinas e projetos para crianças e adolescentes com o objetivo de incentivar o protagonismo da sua própria história. Temos orgulho do trabalho que estamos realizando em Diamantino e estamos felizes com a presença do público no arraiá.”

O evento contou com o apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FUMDIPI) e com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Veja todas as fotos clicando aqui

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora