Connect with us

Cuiabá

Mais de 300 estudantes já passaram por exames de optometria

Publicado

em

Um total de 314 estudantes de 22 escolas da rede pública municipal de Cuiabá já passaram por exames de optometria, disponibilizados pelo Projeto Enxergar é Humanizar, edição 2023. Desses, 244 necessitam de óculos e 14 foram encaminhados para atendimento oftalmológico. A meta deste ano é atender 100% dos estudantes do 1º ao 9º ano de 85 escolas de Ensino Fundamental, indicados pelos professores. Serão entregues aproximadamente 3.500 (três mil e quinhentas) armações, com lentes antirreflexo.

Nesta semana, mais um grupo de 126 estudantes, de sete escolas, está passando pelo exame.

Idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e iniciado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em 2018, o Projeto Enxergar é Humanizar tornou-se uma ação permanente da Secretaria Municipal de Educação, com impacto positivo no desenvolvimento e bem-estar social dos estudantes atendidos na rede pública municipal de educação.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, lembra que o Projeto compõe as ações da Política da Escola Cuiabana e, em breve, os óculos estarão sendo entregues aos estudantes. “A Secretaria Municipal de Educação está organizando a entrega dos óculos para os estudantes que já passaram pelo exame e escolheram as armações. Nosso objetivo é garantir uma educação inclusiva e democrática às nossas crianças, resgatando um passivo social que afeta o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes matriculados na rede pública municipal de educação”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Saiba mais:

O Projeto Enxergar é Humanizar atende a uma das ações do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC).

Em 2018, o Projeto contemplou estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, que passaram por avaliação e monitoramento das aprendizagens. A partir desse monitoramento, os professores identificaram os estudantes que tinham déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão.

Esses estudantes passaram por consultas oftalmológicas, na época em parceria com o Instituto Lions da Visão. A gestão municipal entregou naquele ano cerca de 250 óculos para estudantes das escolas das quatro regionais.

Com a pandemia, o projeto foi suspenso em 2020/2021.

Em 2022, foi retomado, ampliando o atendimento para os estudantes até o 6º ano e com um novo formato. Na primeira etapa, os estudantes detectados com algum problema visual foram selecionados pelos professores e equipe gestora da unidade escolar, sendo submetidos ao exame de optometria, que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos. Os casos graves foram encaminhados para consultas oftalmológicas.

O exame de optometria foi realizado dentro da própria unidade educacional e os estudantes tiveram a opção de escolher a armação de sua preferência.

O Projeto Enxergar é Humanizar já atendeu 300 estudantes (em 2018) e 110 estudantes (em 2022), totalizando 410 estudantes beneficiados.

Nesta semana, estão passando por exames de optometria estudantes indicados das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Prof. Francisval de Brito, 8 de Abril, Osmar Jose do Carmo Cabral, Vereador Paulo de Campos Borges, Maria Tomich Monteiro da Silva, Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz e Ranulpho Paes de Barros.

Serviço:

Projeto Enxergar é Humanizar – 2023

Local: Secretaria Municipal de Educação

Agenda de 21 a 29/8

Data: 21/08

Período: Matutino

EMEB Prof. Francisval de Brito

Período: Vespertino

EMEB 8 de Abril

Data: 22/08

Período: Matutino

EMEB Osmar Jose do Carmo Cabral

Período: Vespertino

EMEB Vereador Paulo de Campos Borges

Data: 23/08

Período: Matutino

EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva

Período: Vespertino

EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz

Data: 24/08

Período: Matutino

EMEBVereador Paulo de Campos Borges

Data: 29/08

Período: Matutino

EMEB Ranulpho Paes de Barros

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora