Connect with us

Diamantino

Mais de 300 crianças recebem medalhas de participação do Festival da Criança

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, entregou no último sábado (28.10) mais de 300 medalhas para as crianças das Escolinhas Esportivas Municipais de Diamantino que participaram do “Festival das Crianças” realizado no dia 12 de outubro. A ação aconteceu durante os jogos da Liga Matogrossense de Futsal no Ginásio Esportivo Darcy Capistrano, no bairro Buriti.

O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, reforçou o empenho da gestão em realizar ações que promovam a prática do esporte entre as crianças.

“O projeto das escolinhas esportivas é uma forma de incentivar cada vez mais crianças a prática do esporte. Estamos empenhados em trazer ações que contribuam com o desenvolvimento de hábitos saudáveis e de socialização.”

O titular da pasta, Avelino Bezerra, falou mais sobre a entrega das medalhas e a importância de reconhecer os pequenos pelo desempenho e dedicação durante as atividades esportivas.

“Nosso propósito é homenagear a dedicação das nossas crianças e adolescentes. Entregamos as medalhas de participação para estimular ainda mais a participação e para dizer que eles devem continuar trilhando o caminho do esporte.”

O professor de atletismo, José Henrique Fontes, explicou a importância de inserir os jovens em atividades esportivas de grande escala como a Liga MatoGrossense de Futsal.

“Fizemos com que a entrega fosse realizada durante o campeonato com intuito de motivar as crianças a descobrir mais, a observar os atletas em ação, aprender movimentos especializados, adquirir uma postura crítica em relação ao jogo, e a ter consideração com o adversário. Olhando jogadores profissionais de perto, os pequenos aprendem a manter a concentração e a perseverança para que o time vença.”

A atleta da escolinha esportiva do Pedregal, Anielly Souza, de 13 anos, compartilhou a emoção de ganhar medalha.

“Eu me senti vitoriosa ao receber a medalha pois eu amo jogar futsal e me dediquei bastante no dia das crianças. Essa medalha tem um preço muito valioso para mim, vou guardar para sempre.”

O mini atleta, César Vinícius, de 11 anos, contou a importância da escolinha esportiva na busca pela realização do seu sonho.

“Meu sonho é ser jogador de futebol, quero viajar para vários lugares e pela escolinha, praticando bastante, poderei virar um jogador profissional e realizar todos os meus sonhos.”

Acompanhando as atividades de perto esteve presente o secretário de Educação, Rodrigo Rocha, além do apoio da Polícia Militar da 9ª Companhia Independente de Diamantino.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora