Connect with us

Diamantino

Mais de 2.500 alunos da rede municipal de ensino retornaram para as salas de aula nesta semana

Publicado

em

Os alunos da rede municipal de ensino de Diamantino voltaram às aulas nesta semana e tiveram diversos momentos de integração. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, mais de 2.500 estudantes estão devidamente matriculados para o segundo semestre letivo de 2023. No total são 14 unidades escolares, incluindo centros municipais de educação infantil (CMEI’s) e Escolas Municipais de Educação Integral (EMEI’s).

Com o objetivo de acolher os alunos e viabilizar melhor resolutividade nas atividades escolares, a Secretaria de Educação promoveu ações e atividades junto aos servidores municipais. Entre os temas abordados estavam organização estrutural, rotina escolar, planejamento pedagógico, horário letivo, preparação para projetos e simulados, acompanhamento dos índices de alfabetização e estudo do material adaptado do estudante.

Com cerca de 385 servidores públicos, a Secretaria Municipal de Educação conta com uma estrutura composta por professores, técnicos de desenvolvimento infantil, nutricionista, psicóloga, motoristas, agentes de apoio escolar e de infraestrutura, técnicos de administração educacional, manipuladores de alimentos, seguranças, além de coordenadores e diretores.

Com a chegada de novos alunos no segundo semestre, a Secretaria de Educação reforçou que os mesmos também foram atendidos com os kits escolares da Prefeitura. Nos kits estão inclusos o uniforme, pares de tênis e crockers, livros, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, cadernos, tinta guache, pincéis, giz de cera e outros itens.

A secretária de Educação, Rosilei Carris, destacou que os servidores das unidades escolares estavam empenhados em receber alunos com muito carinho.

“A rede municipal de ensino de Diamantino está sempre comprometida com seus estudantes. Já foram investidos de 2021 e 2023 mais de R$ 1,6 milhão em itens que contemplam, de forma gratuita, os mais de 2 mil alunos. Todas as atividades são desenvolvidas pensando no melhor para as nossas crianças”, disse a gestora.

A gestora da pasta da educação também informou que em dezembro está previsto a entrega e inauguração da Escola Municipal João Batista, no bairro Jardim Alvorada, no Novo Diamantino. A escola terá capacidade de atendimento de até 360 alunos do 1º ao 5º ano.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora