Mais de 1,3 mil pessoas dos municípios de Campos de Júlio e Comodoro, região oeste do Estado, participaram das ações preventivas desenvolvidas pela Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária.
As atividades foram realizadas na primeira semana de setembro, promovendo atividades informativas, educativas e preventivas em unidades escolares, com grupos de mulheres e com moradores atendidos pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Durante os três períodos a equipe da Coordenadoria de Polícia Comunitária ministrou palestras e roda de conversas com o publico dos programas De Cara Limpa Contra as Drogas e Papo de Homem para Homem.
As palestraram abordaram a prevenção primaria contra as drogas lícitas e ilícitas com os temas “Meus ídolos morreram de overdose”; “Os malefícios das drogas lícitas e ilícitas”, com objetivo de orientar e levar conhecimento, além de combater o crescente mercado consumidor de substâncias entorpecentes.
Em Comodoro os policiais civis contaram com apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública Comunitária, e nas apresentações foram falados sobre as atribuições e contribuições da Polícia Civil visando a busca pela cultura de paz social.
Na cidade de Campos de Júlio foi destacado a importância se combater o aliciamento, a influência do crime organizado para cooptar novos integrantes, e consumidores de drogas, e da necessidade das atividades preventivas desenvolvidas pela Polícia Civil, refletindo na credibilidade nas informações levadas para os adolescentes.
Também foi apresentado em Campos de Júlio o projeto “Papo de Homem para Homem”, onde a equipe da Secretaria de Assistência Social do município enfatizou a necessidade da ação para mitigar os índices de violência doméstica, e de dialogar com homens e mulheres.