Connect with us

Cuiabá

Mais de 120 estudantes da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participaram do Projeto Cuiabaninhos neste semestre

Publicado

em

Nesta terça-feira (21), 42 estudantes do 5º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause, localizada no Bairro Jardim Industriário II, visitaram o legislativo municipal, no Projeto Cuiabaninhos. Realizado pela Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi criado em 2019, com o objetivo de discutir temas ligados à cidadania.

Acompanhados da coordenadora pedagógica Waldirene Alcântara, das professoras Alice Dantas e Gracyana Magda e da cuidadora Thamires Ribeiro a visita guiada começou pelo Marco Geodésico da América do Sul, na Praça Moreira Cabral.

Por meio do projeto, os estudantes aprenderam mais sobre o parlamento cuiabano, as atribuições dos vereadores e como funcionam os três poderes constitucionais.

A coordenadora pedagógica Waldirene Alcântara disse que é importante para o desenvolvimento das crianças saírem da escola, terem uma aula em campo, onde elas possam vivenciar aquilo que é trabalhado em teoria na sala de aula: “Eles têm a oportunidade de ver de perto o plenário, a Casa de Leis, é algo novo para eles e que vai impactar a vida dessas crianças para sempre”, disse ela.

O assessor da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edmilson Marques de Moraes, disse que a iniciativa é importante na formação para a cidadania. “A iniciativa estimula os estudantes a se tornarem cidadãos responsáveis, críticos e protagonista”, disse ele.

Na Câmara Municipal os estudantes visitaram a galeria de fotos, o plenário das deliberações, participaram de uma pequena sessão, conversaram com um parlamentar e depois seguiram para o Auditório Ana Maria do Couto, o Plenarinho, para uma palestra sobre o funcionamento do parlamento.

O estudante Kayck Rayer resumiu o sentimento de todos. “Foi muito legal. Eu nunca tinha visto. Todo mundo ficou feliz em saber como funciona”, disse ele.

Este ano participaram do projeto 126 estudantes dos 4º e 5º Anos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Senador Gastão de Matos Muller (Pedra 90) e Professora Esmeralda de Campos Fontes (Ribeirão da Ponte).

Em junho, no dia 6, os estudantes da EMEB Dr. Fábio Firmino Leite, localizada no bairro Dr. Fábio II, realizam a visita guiada. O Projeto Cuiabaninhos retoma os agendamentos no segundo semestre, após os recessos parlamentar e escolar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora