Connect with us

Cuiabá

Mais de 120 estudantes da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participaram do Projeto Cuiabaninhos neste semestre

Publicado

em

Nesta terça-feira (21), 42 estudantes do 5º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause, localizada no Bairro Jardim Industriário II, visitaram o legislativo municipal, no Projeto Cuiabaninhos. Realizado pela Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi criado em 2019, com o objetivo de discutir temas ligados à cidadania.

Acompanhados da coordenadora pedagógica Waldirene Alcântara, das professoras Alice Dantas e Gracyana Magda e da cuidadora Thamires Ribeiro a visita guiada começou pelo Marco Geodésico da América do Sul, na Praça Moreira Cabral.

Por meio do projeto, os estudantes aprenderam mais sobre o parlamento cuiabano, as atribuições dos vereadores e como funcionam os três poderes constitucionais.

A coordenadora pedagógica Waldirene Alcântara disse que é importante para o desenvolvimento das crianças saírem da escola, terem uma aula em campo, onde elas possam vivenciar aquilo que é trabalhado em teoria na sala de aula: “Eles têm a oportunidade de ver de perto o plenário, a Casa de Leis, é algo novo para eles e que vai impactar a vida dessas crianças para sempre”, disse ela.

O assessor da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edmilson Marques de Moraes, disse que a iniciativa é importante na formação para a cidadania. “A iniciativa estimula os estudantes a se tornarem cidadãos responsáveis, críticos e protagonista”, disse ele.

Na Câmara Municipal os estudantes visitaram a galeria de fotos, o plenário das deliberações, participaram de uma pequena sessão, conversaram com um parlamentar e depois seguiram para o Auditório Ana Maria do Couto, o Plenarinho, para uma palestra sobre o funcionamento do parlamento.

O estudante Kayck Rayer resumiu o sentimento de todos. “Foi muito legal. Eu nunca tinha visto. Todo mundo ficou feliz em saber como funciona”, disse ele.

Este ano participaram do projeto 126 estudantes dos 4º e 5º Anos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Senador Gastão de Matos Muller (Pedra 90) e Professora Esmeralda de Campos Fontes (Ribeirão da Ponte).

Em junho, no dia 6, os estudantes da EMEB Dr. Fábio Firmino Leite, localizada no bairro Dr. Fábio II, realizam a visita guiada. O Projeto Cuiabaninhos retoma os agendamentos no segundo semestre, após os recessos parlamentar e escolar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro edita decreto e determina secretário de Governo para coordenar equipe de transição da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

em

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publicou o Decreto Municipal nº 10.596, nesta quinta-feira, 7 de novembro, na edição suplementar da Gazeta Municipal instituindo a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá (CTM/CBA) para a gestão que iniciará no dia 1º de janeiro de 2025.

A coordenação geral será realizada pelo secretário de Governo, Júnior Leite. A equipe será composta ainda pelo procurador-geral, Benedicto Miguel Calix Filho, pelo contador-geral do Município, Éder Galiciani; pelo controlador-geral do Município, Hélio Santos; pela secretária municipal de Educação, Edilene Souza Machado; pelo secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira; pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Silveira Samaniego; pela secretária municipal de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes; pela secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Clausi Aparecida de Oliveira Barbosa.

“Tão importante quanto a realização de uma eleição justa e transparente é o processo que se segue à definição dos resultados: a transição de governo. A formação de uma equipe de transição é um passo indispensável para assegurar uma mudança de administração que seja harmoniosa, eficiente e que respeite a continuidade das políticas públicas essenciais para a população”, avaliou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

De acordo com Art. 1º do Decreto, a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá – CTM/CBA, com o objetivo de, junto aos órgãos e entidades correspondentes da Administração Pública Municipal, colher, guardar, analisar e apresentar os documentos elencados no artigo 5º da Resolução nº 19/2016 – TP do Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE/MT ao candidato eleito ao mandato de Prefeito do Município de Cuiabá.

Conforme parágrafo único, também poderá solicitar outros documentos que lhe convier para se concretizar uma justa, democrática e transparente transição de mandato.

A equipe de transição será responsável por esclarecer dúvidas e prestar todo o suporte necessário para que a equipe da próxima administração tenha pleno acesso às informações do Município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora