O Poder Judiciário de Mato Grosso disponibilizou a opção de recolhimento de depósitos judiciais e fianças via Pix. A nova modalidade de pagamento é mais um ato de inovação do Poder Judiciário, que visa aperfeiçoar a prestação de serviços jurisdicionais.
Com a ativação do método, advogados, partes e magistrados terão a opção de Pix ao emitir guias no portal https://arrecadacao.tjmt.jus.br/. “A parte acessará o nosso sistema, que gerará uma guia. Nesta guia haverá a opção de pagamento Pix, que virá na forma de um QR Code”, explica a diretora do departamento de Depósito Judicial do TJMT, Mônica Priscila Lazareti dos Santos Oliveira.
O novo recurso permitirá que a liquidação, compensação do débito sejam feitas de forma ágil, o que deverá facilitar os trâmites de processos. “Isso era um anseio não só de advogados e das partes, mas de juízes das varas de execuções penais, que mexem com a parte de fiança e transações penais. Esta também é uma forma de facilitar para os usuários, que às vezes têm dificuldades de pagar uma guia. Já com a opção do QR Code, a maioria das pessoas está familiarizada com o pagamento”, lembra Mônica.
Para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, a advocacia é um dos principais beneficiários deste serviço. “Essa alternativa para o recolhimento das custas e depósitos judiciais representa tanto para a advocacia quanto o jurisdicionado agilidade e respeito, uma medida simples que otimiza a prestação jurisdicional, que é sempre a maior preocupação de nosso mister”, finalizou.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.